Esta quarta-feira, 27, tem um aniversariante especial: Luiz Inácio Lula da Silva, nascido há 76 anos, em Caetés, cidade do interior de Pernambuco, no Agreste brasileiro. Lula, que mora em São Bernardo do Campo, em São Paulo, terá seu aniversário comemorado em pelo menos oito estados no Brasil e alguns países pelo mundo afora. As atividades celebrando a vida e a esperança em dias melhores são o pontapé da Jornada Lula Livre Brasil Livre.

A Jornada acontece entre 27/10 e 08/11. “Vamos juntos com o presidente Lula celebrar mais um ano de sua vida, no dia 27, mais um ano de sua história de resistência”, explica Rosane Silva, do Comitê Nacional Lula Livre Brasil Livre. Ela acrescenta: “E seguimos em luta até o dia 08/11, quando celebramos dois anos da conquista da liberdade do ex-presidente Lula, após muita luta e resistência durante 580 dias ao seu lado em Vigília”.

Em diversas cidades, os Comitês estaduais realizam atividades alusivas ao aniversário de Lula nesta quarta-feira. Em Belo Horizonte, o Coletivo Alvorada, o Partido dos Trabalhadores (PT) e os Cozinheiros com Amor convidam para o aniversário do presidente Lula na Praça 7 a partir das 18h30. 

Tem celebração em Goiânia também, nesta quarta.

Em Florianópolis, vai ter celebração com atividade simbólica no PT Municipal. No Goiás, tem atividade no Teatro Goiânia. Na capital da Paraíba, João Pessoa, o Comitê organiza uma ação de solidariedade em defesa da vida. É o Sopão do Aniversário de Lula, que vai distribuir refeições na comunidade do Vista Alegre a partir das 16h30.

Memorial da Verdade

Uma das formas de comemorar o aniversário de Lula, escolhida pelos Comitês Lula Livre Brasil Livre, é ajudar a passar a limpo a sua História, perante a perseguição política que ele sofreu com a Lava Jato. O livro e plataforma virtual Memorial da Verdade está sendo lançado por todo país e, nesta quarta, é a vez de Brasília, no Distrito Federal, que realiza o evento no auditório da CUT-DF às 19 horas. 

Dando sequência às comemorações, a militância de Pernambuco realiza atividades no dia seguinte, na quinta-feira, 28. Da Praça do Derby, às 17 horas, parte o Pedal Lula Livre com bike de som e distribuição do tabloide da Campanha (baixe aqui!) até as 18:30h. Depois, vai ter o famoso Arruaço na praça de Casa Forte, com a Geringonça do Elias, distribuição de tabloides, adesivos e venda de bandeiras e camisetas.

Porto Alegre, dia 30/10

#LulaDay

Em diversos países, no dia 27/10, será celebrado o chamado #LulaDay, exaltando o legado da vida do ex-presidente e sua importância simbólica para o povo brasileiro. Terá ações nas redes e nas ruas ao longo da semana em Porto e Lisboa-Portugal, Bruxelas-Bélgica, Ravenna e Bolonha-Itália, nos Estados Unidos e em Madrid-Espanha. 

Em Bolonha, a 3ª edição do #LulaDay vai ser com um concerto às 20 horas (horário local), com participação de Rogério Tavares, Patrícia de Assis, Roberto Rossi e Thiago Sun (acesse aqui o evento!). O PT Irlanda e o Núcleo do PT de Lisboa comemoram o aniversário do ex-presidente em eventos virtuais nesta quarta-feira com a marca do #LulaDay. 

O #LulaDay em Madrid será comemorado em uma tertúlia com diplomáticos, políticos, ativistas e sindicalistas renomados, entre outros. O evento será realizado no Ateneo, Literario y Artístico de Madrid, uma instituição cultural histórica,  fundada em 1835.

Nas redes, é “Parabéns, Lula!”

Durante todo o dia, são esperadas mensagens de felicitações a Lula pelas redes sociais com as hashtags #ParabénsLula e #LulaDay. A Rede Potiguar de Comitês Lula Livre RN realiza uma live comemorativa do aniversário de Lula no RN, transmitida pelo Facebook e YouTube e com a participação de militantes que realizaram atividades comemorativas em anos anteriores.

Às 19h, o Comitê de Coletivos pela Democracia e Lula Livre (CCD-LL) irá fazer um Geringonça Especial: Um presente para Lula. Às 20h, o apresentador Gustavo Conde recebe Paulo Okamotto, da coordenação do Comitê Nacional Lula Livre para uma live especial “Relatos da construção de um país”, com exibição também pela TVT.

Desde a semana passada, atividades em todo país celebram a vida e anunciam a esperança em nome de um futuro melhor, com Lula Livre e o Brasil Livre. Em Maceió, capital de Alagoas, no último sábado, 23, foi realizada uma Plenária Municipal de Filiação ao PT alusiva ao aniversário do ex-presidente. Entre os convidados, esteve o membro do Comitê Nacional Lula Livre Brasil Livre e vice-presidente do PT, Márcio Macedo.

::: Saiba mais: Jornada Lula Livre Brasil Livre inicia atividades de diálogo com o povo levando verdade e esperança :::

Por todo o estado de São Paulo, desde o dia 14/10, os Comitês anunciam a Jornada que se aproxima com atividades de esquenta, os chamados Lulaços, com a presença do músico Fabiano Leitão, o TromPTista.

Confira em imagens: