Os Comitês em todo país começaram a arregaçar as mangas para as atividades da Jornada Lula Livre Brasil Livre, que já se iniciou e concentra grande mobilização entre 27/10 e 08/11. A primeira data é o aniversário do ex-presidente Lula, quando se celebra a vida e a esperança de dias melhores. A data final, 08/11, é o marco de dois anos da soltura de Lula da prisão, em que a militância reafirma sua liberdade, levando a verdade num diálogo popular.

Estados como Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e Alagoas já iniciaram as atividades, esquentando os motores da Jornada. Visitando feiras, indo nas comunidades, realizando atividades culturais, a intenção é amplificar as reflexões sobre a perseguição política que atingiu não somente Lula, mas a nação brasileira, em nome dos interesses dos EUA. A verdade venceu e agora está na boca do povo.

Em Vitória, no Espírito Santo, o sábado foi dia de feira. O Comitê Capixaba levou o novo tabloide da Campanha para panfletar e dialogar diretamente com os feirantes e quem passava na Feira da Rua 7, no Centro. E tinha também uma mesa com cafezinho para quem quisesse estender a prosa, num gesto convidativo ao diálogo.

::: Leia aqui, baixe e distribua o novo tabloide da Campanha Lula Livre Brasil Livre :::

Em Florianópolis, em Santa Catarina, o MORRUA- Movimento de Solidariedade com a População em situação de rua se engajou na Campanha Lula Livre Brasil Livre. Esse grupo todos os dias alimenta 300 pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social em Florianópolis.

Música e luta

Em São Paulo, a Jornada ganha tons musicais, com a participação do músico Fabiano Leitão, o TromPTista, em ações de agitação por diversas cidades do estado. Os chamados Lulaços são atividades culturais que vem formando um circuito de engajamento pelas cidades onde passa: até agora Bebedouro, Franca, Araraquara, Ribeirão Preto, Ribeirão Pires, Santo André, São Paulo, Ilha Bela, Praia Grande, Jundiaí, Itupeva e Campo Limpo Paulista. 

No último final de semana, a Baixada Santista, no litoral de São Paulo, recebeu diversas intervenções. Uma delas empolgou um dos maiores Shopping Centers de Praia Grande. Já a intervenção em Ilha Bela ganhou contornos especiais com os raios do pôr do sol do município insular.

Confira nos vídeos a seguir:

“Parabéns pra você!”

As celebrações festivas em alusão aos 76 anos de vida de Lula também já começaram na Jornada. Em Maceió, capital de Alagoas, foi realizada uma Plenária Municipal de Filiação ao PT alusiva ao aniversário do ex-presidente. Entre os convidados, esteve o membro do Comitê Nacional Lula Livre Brasil Livre e vice-presidente do PT, Márcio Macedo.

“Maceió-AL foi a primeira cidade brasileira a realizar atividade em homenagem  ao nosso companheiro Luiz Inácio Lula da Silva, que na próxima quarta-feira, 27, celebra seu nascimento. Lula vale a luta! Parabéns presidente, estamos juntos com você nessa trincheira de luta por um Brasil Feliz de Novo, um Brasil Livre”, declarou o presidente do PT Marcelo Nascimento, do Comitê Lula Livre Brasil Livre Alagoas. 

Em diversos países, no dia 27/10, será celebrado o chamado #LulaDay, exaltando o legado da vida do ex-presidente e sua importância simbólica para o povo brasileiro. Em Madrid, o #LulaDay acontece em pleno Ateneo de Madrid, prédio histórico criado em 1835.

A programação começou no domingo, 24, em Genebra, com um bate papo sobre o papel de Lula na reconstrução da nação brasileira. Ainda terá ações nas redes e nas ruas ao longo da semana em Porto e Lisboa-Portugal, Bruxelas-Bélgica, e Ravenna-Itália e nos Estados Unidos.

Ainda durante toda a Jornada, serão realizados eventos de lançamento do Memorial da Verdade, livro e plataforma virtual que passa a limpo a perseguição política e a farsa jurídica que foi a Lava Jato e os crimes de Moro, Dallagnol, impulsionados pelas mentiras da Globo contra Lula. A publicação foi lançada em nível nacional no mês de agosto e, agora, será lançado em todas as regiões do país.

Confira o mapa interativo de atividades: