A Jornada Lula Livre Brasil Livre acontece oficialmente entre os dias 27/10 e 08/11, com mobilizações de diálogo direto por todo o país. Mas as atividades já começaram a esquentar esse caldeirão: são ações simbólicas e de agitação. É o caso de São Paulo, que já iniciou, e também de Alagoas e Espírito Santo, que anunciaram atividades para este final de semana.

A Jornada servirá para espalhar a esperança e a verdade em tempos tão sombrios que vivemos, mas também para celebrar a vida. O ponto inicial, dia 27, é o dia do aniversário do ex-presidente Lula, quando o líder popular celebra 76 anos do seu nascimento em Caetés, interior de Pernambuco. A pauta da liberdade e da afirmação da verdade e da justiça também vem à tona com a data do 08/11, marco da libertação de Lula do cárcere há dois anos.

“Precisamos continuar o nosso trabalho, a nossa mobilização, conversando com o povo, só assim vamos conquistar um país livre, combatendo a pobreza, combatendo a desigualdade”, conclama Paulo Okamotto, do Instituto Lula e do Comitê Nacional Lula Livre Brasil Livre. 

“Estamos consolidando a nossa vitória, explicando para  povo brasileiro o que aconteceu com o Brasil, o golpe que deram na democracia e no governo democrático-popular. Conquistamos vitórias importantes na Justiça: só falta um processo para terminar esse martírio que pesou sobre o companheiro Lula”, defende Okamotto.

Confira o Mapa Interativo com as atividades:

Esquenta pra Jornada

Neste final de semana, entre sábado e domingo, a Jornada esquenta em Alagoas e no Espírito Santo. No estado nordestino, no sábado, 23, será realizado um ato de filiação na sede do Partido dos Trabalhadores, celebrando o aniversário de Lula com a presença de artistas populares e do vice-presidente do partido, Márcio Macedo.

Em Vitória, tem panfletagem e roda de conversa na feira da Rua 7, região central da capital capixaba. No domingo, 24, a panfletagem segue para Cariacica, na Grande Vitória, também com bate-papo em seguida. E na segunda, 25, tem panfletagem na Reta da Penha e ação corpo a corpo no supermercado EPA da região. A programação capixaba seguirá durante toda a jornada e tem até Feijoada Solidária para arrecadar fundos para o Comitê estadual.

Em Santa Catarina, a Jornada começa na segunda-feira, 25, e segue também ao longo da semana. Já na segunda, tem uma live com juristas e advogados sobre as vitórias de Lula nas cortes e no Ministério Público. Ainda no campo virtual, tem ação da Brigada Digital com disparo de material nas redes. O Comitê SC também realiza neste dia panfletagem do jornal Lula Livre Brasil Livre em comunidades de Florianópolis.

Já começou!

O Comitê Estadual Lula Livre Brasil Livre de São Paulo já está promovendo uma série de ações simbólicas agitativas de rua por todo o estado, os chamados Lulaços. A ideia é instigar a memória afetiva do povo para com o presidente Lula. As intervenções contam com a presença e musicalidade ativista do TromPTista Fabiano Leitão

Ativistas se encontram para entoarem músicas em alusão a Lula, como o jingle “Sem Medo de Ser Feliz”, da campanha presidencial de 1989 ou a canção “Tu Vens”, de Alceu Valença. A ação já ocorreu nas cidades de Bebedouro, Franca, Araraquara, Ribeirão Preto, Ribeirão Pires, Santo André, São Paulo e ainda segue para outras regiões.

Memorial da Verdade

Durante toda a Jornada, serão realizados eventos de lançamento do Memorial da Verdade, livro e plataforma virtual que passa a limpo a perseguição política e a farsa jurídica que foi a Lava Jato e os crimes de Moro, Dallagnol, impulsionados pelas mentiras da Globo contra Lula. A publicação foi lançada em nível nacional no mês de agosto e, agora, será lançado em todas as regiões do país.

Nesta sexta-feira, 22, acontece os primeiros lançamentos: em Ribeirão Preto e em Taubaté, ambos no interior de São Paulo. No dia do aniversário do Lula, 27/10, terá lançamentos do Memorial em Brasília, no Distrito Federal e em Vitória-ES. Já Porto Alegre, realizará a cerimônia no dia 04/11, na Assembleia Legislativa do RS.

#LulaDay

Em diversos países, no dia 27/10, será celebrado o chamado #LulaDay, exaltando o legado da vida do ex-presidente e sua importância simbólica para o povo brasileiro. Em Madrid, o #LulaDay acontece em pleno Ateneo de Madrid, prédio histórico criado em 1835.

A programação começa no domingo, 24, em Genebra, com um bate papo sobre o papel de Lula na reconstrução da nação brasileira. Ainda terá ações nas redes e nas ruas ao longo da semana em Porto e Lisboa-Portugal, Bruxelas-Bélgica, e Ravenna-Itália e nos Estados Unidos.