Comitê Lula Livre Brasil Livre Ceará

Comitês por todo o país iniciaram nesta quarta-feira, 27, a Jornada Lula Livre Brasil Livre, que abriu as mobilizações com o aniversário do ex-presidente Lula. Ações de celebração da vida e com esperança de dias melhores tomaram os quatro cantos do Brasil e ecoaram pelo mundo, abrindo um período de mobilizações que se estende até o dia 08/11, quando faz dois anos da libertação de Lula da prisão política em Curitiba.

Com muita animação, teve bolo e celebrações nesta quarta pelo aniversário de Lula. As felicitações vieram de todo o mundo e de vários segmentos no Brasil, entre políticos, artistas, amigos e muitos brasileiros e brasileiras que reverenciam o ex-presidente (a tag #LulaDay ficou em primeiro lugar!). Em Genebra, na Suíça, teve bolo com velinhas e, de Barcelona, vieram mensagens de felicitações. Em Lisboa a celebração teve animação e diálogo na Casa do Alentejo.

A noite foi animada em comemorações nas cidades de Belo Horizonte, Goiânia, Fortaleza e Volta Redonda, com concentração da militância Lula Livre Brasil Livre em alusão ao aniversário do ex-presidente, sempre respeitando os protocolos sanitários. Na capital cearense, um boneco em tamanho real de Lula se fez “presente” para abrilhantar a partilha do bolo.

Bolo também em João Pessoa, capital da Paraíba. A comemoração foi dupla: pelo dia, o Comitê Lula Livre Brasil Livre PB organizou uma comemoração junto aos catadores e às catadoras da Catajampa, no galpão de reciclagem da cooperativa; e a noite, foi a vez da comunidade do Vista Alegre. 

As mensagens deixadas pelos participantes são emocionantes.

Dando sequência às comemorações, a militância de Pernambuco realiza atividades nesta quinta-feira, 28. Da Praça do Derby, às 17 horas, parte o Pedal Lula Livre com bike de som e distribuição do tabloide da Campanha (baixe aqui!) até as 18:30h. Depois, vai ter o famoso Arruaço na praça de Casa Forte, com a Geringonça do Elias, distribuição de tabloides, adesivos e venda de bandeiras e camisetas.

Memorial da Verdade

Em Brasília, aproveitando a passagem do dia 27, o Comitê Lula Livre Brasil Livre DF realizou o lançamento do livro e plataforma virtual Memorial da Verdade, no auditório da CUT-DF. Esta é uma das atividades da Jornada que se iniciou no aniversário de Lula, ajudando a passar a limpo a sua História, perante a perseguição política que ele sofreu com a Lava Jato.

O Memorial da Verdade será lançado em outros estados ao longo da Jornada Lula Livre Brasil Livre, como em Porto Alegre-RS, no dia 04/11 e Vitória-ES, no dia 08/11. Ao longo dos dias, até o marco de dois anos da libertação do ex-presidente da prisão política, ainda são esperadas ações como barqueata, feijoada solidária, cineclubes, panfletagens e até um festival de chopp, além de muitas intervenções nas redes sociais, tudo organizado pelos Comitês estaduais.

Por todo o estado de São Paulo, desde o dia 14/10, os Comitês anunciaram a Jornada que se aproximava com atividades de esquenta, os chamados Lulaços, com a presença do músico Fabiano Leitão, o TromPTista.

Confira em imagens algumas intervenções: