Há exato um ano falecia Gabriel Rodrigues dos Santos, jovem de 19, militante apaixonado e cheio de energia transformadora. Em muitos momentos, Gabriel esteve nas ruas encampando a bandeira Lula Livre e, por mais de uma vez, visitou a Vigília Lula Livre, em frente a Polícia Federal em Curitiba, onde estava preso injustamente aquele que era sua inspiração de vida, o ex-presidente Lula.

Gabriel faleceu na manhã do dia 10/06/20, na UTI do Incoor, em decorrência de complicações de uma infecção que acometia seus pulmões já há três meses. De origem pobre, Gabriel vendia balas e amendoins nos trens de Carapicuíba e encontrou na militância política um sentido para seguir sobrevivendo e transformando sua realidade.

Sua trajetória política remete ainda aos tempos de criança, quando já participava de campanhas políticas. Era vendedor de amendoim e balas nos trens e metrôs de São Paulo. Teve uma importante atuação na denúncia da máfia da merenda e nas ocupações de escolas secundaristas em São Paulo. Desde o início da Campanha Lula Livre, esteve sempre disposto para encabeçar as lutas nas ruas.

Gabriel tinha uma conexão particular com Lula, ambos nasceram no mesmo dia, em 27/10. Ele identificava no líder político uma identidade com os pobres, o que o fazia se ver como parte de uma luta social maior. Por mais de uma vez Gabriel encontrou seu ídolo e referência.

Há um ano de sua passagem, reafirmamos: aos nossos mortos, nenhum minuto de silêncio, mas toda uma vida de luta! Gabriel Rodrigues, presente, presente, presente!

::: Leia também: Gabriel, um brasileiro. Nossa homenagem a Gabriel Rodrigues dos Santos :::