Arte: Gladson Targa/Comitê Lula Livre

Ex-presidente Lula enviou um vídeo de solidariedade para a conselheira perseguida. Assista aqui!

Após um caminho de concessões e suspensões de liminares e uma longa espera por um julgamento definitivo no mérito da questão, ainda em aberto, a conselheira tutelar Aline Castro foi exonerada do Conselho Tutelar da cidade de Curitiba. Uma forte perseguição política foi empreendida desde que um vídeo seu numa situação privada e de celebração foi vazado fora de contexto. Nas imagens, Aline se expressa politicamente gritando “Lula Livre”. 

“Sempre foi bem na cara dura, muito explícito desde o começo que a perseguição seria política, embora eles não poderem dizer que foi por causa do Lula livre e inventaram que era por causa de palavrões”, coloca Aline. Ela denuncia: “É muito escancarado, se pudessem teriam me colocado num tronco em praça pública e teriam me açoitado com certeza, o que não pega muito bem nos dias de hoje. Mas eles continuam fazendo de uma maneira ou de outra”.

O ex-presidente Lula gravou um vídeo nesta quarta-feira, 26, ao saber da perseguição. “Quero expressar minha profunda solidariedade. Tenho certeza que vocês devem continuar brigando, porque essas pessoas que ganham uma eleição ou um burocrata da prefeitura não podem caçar a democracia exercida pelo povo”, declarou Lula para Aline e também a Rosana Kloester, que segue Conselheira, mas vítima da mesma perseguição.

“O mundo dá voltas”

Aline avisa que vai recorrer até as últimas instâncias possíveis. E que há uma esperança de retirar o processo da chamada “república de Curitiba”, para que “alguém possa olhar com um senso decente de justiça para este processo”, explica. Sua defesa entrou com Embargos de Declaração, demonstrando que a questão julgada até aqui (liminar) não analisava o mérito do ato por si só, mas, sim, colocava ao judiciário a análise da ilegalidade, ilegitimidade e inconstitucionalidade do ato administrativo, sendo possível, assim, que o Poder Judiciário reveja o ato. 

::: Confira também: Leia aqui as resoluções da Plenária Nacional da Campanha Lula Livre :::

Num recado emocionante para a militância que a apoia e sua base, que votou para lhe eleger conselheira, Aline desabafa: “O mundo dá voltas, eu tô aqui na soleira da minha porta esperando a volta que o mundo dá. O recado que eu tenho é pro povo da luta: de que resistimos. Embora tentem nos silenciar com humilhações, com difamação, com julgamentos, a minha luta vai para além de uma Curitiba branca e limpinha. A minha base, que me elegeu, me conhece, conhece a minha luta, sabe a força que a gente tem quando a gente tá junto. O meu recado é pra esse povo: não desistir da luta nunca porque nós somos sementes. Somos sementes e resistimos”.

Confira em detalhes os caminhos do processo de perseguição jurídica contra Aline Castro, conselheira do Conselho Tutelar de Curitiba (Regional Boa Vista):

Resumo-Processo-Aline