Mesmo com o isolamento social forçado pela pandemia do novo coronavírus, as ações dos Comitês Lula Livre no estado de São Paulo não pararam. Pelo contrário, é possível notar uma intensificação de atos, principalmente no campo da luta simbólica e na batalha das redes. Além das iniciativas para mobilizar a sociedade, foi possível neste período um empenho também organizativo, para dar força para a Campanha Lula Livre no estado.

:: Participe do 4º Mutirão Digital Lula Livre. Saiba mais: (clique aqui). ::

Desde o início da pandemia, o Comitê Estadual Lula Livre SP, organizado pelo Chico Macena, tem realizado reuniões quinzenais com os comitês no estado e fizeram uma rodada de reuniões virtuais com os comitês locais para mobilização da votação do processo de Lula no Supremo. Algumas destas atividades, contaram com a participação de nomes referências, como Genoíno, Leonardo Boff, Juliana Borges, Fabiano TromPetista e outros.

Os comitês mobilizaram faixaços em função do 3º Mutirão Digital Lula Livre. Agora, para a quarta edição do Mutirão Digital, o Comitê Estadual fez uma convocatória de ação simbólica de solidariedade: todos os militantes dos comitês são chamados a doarem sangue e postarem em suas redes as fotos, utilizando uma hashtag comum. 

“A rua é o principal ambiente de militância da esquerda, porém tivemos que nos adaptar usando todas as medidas de segurança e também mobilizando nas redes. Vamos manter essa toada”, explica Chico Macena. Também se manteve na ativa o Conselho Municipal Lula Livre de São Paulo.

No processo de pandemia, os militantes fundaram diversos Comitês de Solidariedade Lula Livre, espalhando esperança em meio ao caos gerado pelo desgoverno Bolsonaro. Uma das ações que mais chamaram a atenção no contexto #fiqueemcasa foi a Ação da Chama, impulsionada pelo Comitê Lula Livre da rua João Moura. Toda sexta-feira, os participantes posicionam uma vela acesa na janela com mensagens em memória às vítimas da Covid-19 no Brasil.

Outro destaque em São Paulo, desta vez organizado pelo Coletivo de Comitês pela Democracia e por Lula Livre (CCD-LL), vem do alavancar na atuação nas redes sociais, principal praça de disputa de ideias em meio ao isolamento social. A maior expressão deste salto está na ampliação no número de páginas vinculadas nas plataformas de redes sociais e também no programa Geringonça SP, exibido semanalmente sobre temas da conjuntura.

“Um exemplo dessa sinergia de trabalho junto é o Geringonça, que é transmitido de forma simultânea com publicação cruzada em todas as nossas páginas, o que garante um alcance e diversidade de público muito grande”, defende Diogo Leite, membro do coletivo.

Das redes, pelas janelas e para a rua. As projeções de imagens e frases do Lula e com recados da Campanha Lula Livre também são frequentes. De acordo com Diogo, já foram contabilizadas mais de 130 projeções deste tipo, numa ação militante simbólica e cotidiana. Confira em imagens.