A conjuntura e o clima político é muito favorável para que finalmente o STF entenda a vontade popular e cumpra sua obrigação constitucional. É o que diz o dirigente nacional do MST João Pedro Stedile em um recado aos Comitês Lula Livre de todo Brasil. Ele enumera para a militância uma série de acontecimentos que mostram a desmoralização da Lava Jato e chama a ampliarem a mobilização por Lula Livre, pela democracia e por um novo projeto para o Brasil.

“A solução é a necessidade de construirmos um novo projeto de país. Pra isso é preciso aglutinar força social e lideranças populares, nisso o companheiro Lula terá um papel insubstituível e fundamental para construirmos um projeto de país que recoloque o Brasil nos trilhos do progresso, do desenvolvimento e de uma sociedade mais igualitária”, avalia Stedile.

João Pedro Stedile envia recado aos Comitês Lula Livre

Para João Pedro, o agravamento da crise social e ambiental somado com as evidências de irregularidades, crimes e submissão externa da Lava jato indicam um clima que obriga a Suprema Corte a tomar posição e reconhecer toda a farsa contra Lula, pautada no Habeas Corpus contra Moro.

“A conjuntura é muito favorável para que finalmente o STF entenda a vontade popular e cumpra sua obrigação constitucional que é de aplicar a lei. E aplicar a lei no Brasil é que o Lula recupere seus direitos políticos pra poder andar por este país pregando um novo projeto e aglutinando o povo e nos salvarmos da tragédia social que estamos metidos”, declara o militante, em referência ao projeto defendido por Lula no discurso histórico de 7 de setembro.

Esta conjuntura favorável estaria expressa, de acordo com Stedile, na desmoralização da Lava Jato assistida por toda a sociedade: o afastamento de Dallagnol, a anulação da delação falaciosa de Palocci, a declaração de Fachin de que a justiça brasileira devia ter permitido Lula participar nas eleições de 2018 e até declarações no alto escalão da Globo e do Bolsonarismo de que teria ocorrido com Lula uma injustiça.

“Quando a Globo fala, ela é apenas a língua da burguesia. Então há sinais de que a burguesia se deu conta do erro histórico que eles cometeram em prender Lula ilegalmente, impedir a candidatura dele e ainda manterem essa situação esdrúxula”, comenta.

Stedile conclama a militância a permanecerem nos cuidados contra a pandemia, mas ao mesmo tempo não ficarem em silêncio. “Participem também de ações simbólicas, de solidariedade ao povo, de solidariedade ao Lula”, conclui João Pedro.