Dia Nacional de Agitação por Lula Livre

Atividades que levem os argumentos sobre a perseguição política de Moro e a condenação injusta para Lula são o foco neste dia

Um dia antes de o Habeas Corpus de Lula entrar em pauta na segunda turma do STF (Superior Tribunal Federal), os Comitês Lula Livre em todo o país mais uma vez realizam um amplo diálogo com a sociedade sobre os reais motivos desta prisão. O Dia Nacional de Agitação por Lula Livre será na segunda-feira, 24/6, com atividades que levem os argumentos sobre a perseguição política de Moro e a condenação injusta para Lula.

“As denúncias que tem saído através do site The Intercept têm mostrado claramente para a sociedade brasileira que existe uma perseguição política de Moro ao presidente Lula e essa farsa da Lava Jato está sendo desmontada”, afirma Rosane Silva, do Comitê Nacional Lula Livre, que propôs a atividade. Serão panfletagens, atividades nas festas juninas, faixaços e outras formas de sensibilizar a população.

“Dia 24/6, os comitês locais e todos aqueles que lutam pela liberdade de Lula devem estar nas praças, em seus locais de trabalho, dialogando com a população. Serão faixaços, lulaços e outros formatos criativos pra mostrar pra população qual o real significado da prisão do ex-presidente Lula, uma prisão política”, sinaliza Rosane. O foco será realizar um amplo trabalho de base, em comunidades, igrejas, assentamentos e outros territórios.

Atividades anunciadas

Paraná

Na Vigília Lula Livre, em frente à sede da Polícia Federal, em Curitiba, as atividades já começaram, com o Curso de Música Lula Livre e a festa de São João neste domingo, 23. A partir desta segunda-feira, 24, será feita uma concentração na Vigília com 400 militantes dos movimentos populares do Paraná e região Sul.

Santa Catarina

No dia 24 está previsto em Florianópolis faixaços, confecção de cartazes e um “Boa Noite, Presiente Lula”, tudo em frente à Catedral.

São Paulo

Em São Paulo, haverá panfletagem sobre os vazamentos do The Intercept. Os comitês de São Paulo farão uma panfletagem massiva com os argumentos para explicar à população o sentido político da condenação de Lula.

Às 18h, o tradicional “Boa Noite, Presidente Lula” na Praça da República realiza uma sensibilizaçao na região central da capital paulista

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, além de panfletagens em diversos pontos e faixas na Av. Brasil e no Aterro do Flamengo, será estendido um varal com os vazamentos do The Intercept, na Cinelândia.

Baixe aqui o jornal e demais materiais para o Dia Nacional de Agitação.

Rondônia

O Comitê Lula Livre realizara panfletagem e agitação na Zona Leste de Porto Velho para levar à população a reflexão sobre a prisão de Lula, com base na perseguição de Moro e Dallagnol.

Amapá

“O julgamento de Lula: a Justiça no banco dos réus” é o tema do debate sobre a equidistâncias das partes e do juiz, que será realizado em Macapá, com a presença de advogados e professores de Direito.

Goiás

Em Goiás, a iniciativa vem casada com ação cultural – um Arraiá Lula Livre na cidade de Formosa. Brasília terá panfletagem na rodoviária do Plano Piloto, faixaço nas distritais e um “Boa Noite, Presidente Lula” em frente ao STF.

Pernambuco

Desde a ultima sexta-feira, os movimentos realizam o Arraia Lula Livre, no Armazém do Campo, localizado no Recife Antigo. A iniciativa cultural vai até este domingo.

Rio Grande do Norte

Em Natal, a proposta é ocupar praças, feiras livres, calçadas, roçados e espaços culturais denunciando a Farsa Jato de Moro e Dallagnol e clamando pela Liberdade de Lula.

Piauí

Os movimentos populares farão intervenções a partir das 16h no Parque da Cidadania, com aulas publicas, debates abordando o direito previdenciário, direito penal e prisões arbitrarias e encerram com shows dos artistas do estado.

Bahia

Em função o feriado de São João no dia 24, em Salvador a ação de diálogo será no dia 25, terça-feira, na Estação da Lapa, a partir das 16h com uma panfletagem, dialogando com a população e demonstrando o repúdio aos criminosos que perseguiram e prenderam o ex-presidente Lula.

Na porta da Justiça

Comitês de diversos estados também decidiram realizar ações em frente aos prédios da Justiça, tanto no dia 24 como no 25. É o caso de Porto Alegre-RS, Campo Grande-MS e João Pessoa-PB.

Ceará

Em Fortaleza será ocupada com um Ato Ecumênico a Praça da Justiça, que fica no Centro da cidade, a partir das 15h. Foi lá que foi realizado o Acampamento Ceará Lula Livre, por 8 dias, na semana seguinte a prisão do Lula.

Distrito Federal – Ato no STF

Já durante este fim de semana, nas cidades satélites do Distrito Federal, como Paranoá e São Sebastião, os Comitês locais realizaram panfletagens convocando para o Ato em frente ao STF na terça-feira, 25.

Ações pelo mundo

Também internacionalmente, o dia 24 será dedicado a uma agitação sobre o tema da liberdade para Lula. Em Caracas, na Venezuela, movimentos populares realizam uma ação para dialogar e sensibilizar sobre o tema.

Atualizada às 16h deste domingo, 23.