O ministro da Justiça, Sergio Moro, mentiu na última quarta-feira (19), no Senado Federal, em relação à sua atuação em conluio com os procuradores da Operação Lava Jato para condenar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além disso, o ex-juiz, ao contrário do que disse as parlamentares, interferiu de maneira direta na montagem da equipe de acusação do Ministério Público Federal contra Lula, articulando junto aos procuradores para que uma profissional que ele considerava inadequada fosse substituída por outros dois. Após a ordem de Moro, Deltan Dallagnol determinou a troca de escala dos procuradores e a substituição que determinou o ex-juiz.

É isso que revelam novos trechos de conversas no chat particular de Sergio Moro com os procuradortes da Lava Jato, que formavam uma das partes no processo em que Moro deveria ser juiz, mas que atuou como chefe de acusação.

As revelações foram trazidas à tona pelo jornalista Reinaldo Azevedo nesta quinta-feira (20), em parceria com o site The Intercept Brasil.

Conforme já havia sido noticiado pelo site, Moro tinha aconselhado Dallagnoll a substituir uma procuradora Larissa Tessler, por considerar seu desempenho ruim. Isso, por si só, conforme preconiza o ARTIGO 254, inciso IV, do Código de Processo Penal, é causa para nulidade do processo contra Lula, já que um juiz não pode dar conselhos a uma das partes de um processo que preside.

Mas, as revelações desta quinta mostram mais. Veja, abaixo, o trecho de conversas revelado nesta quinta:

Deltan Dallagnol: Recebeu a mensagem (de Sergio Moro) sobre a audiência também?

(Procurador) Carlos Fernando dos Santos Lima: Não, o que ele disse?

Dallagnol: Não conta para ninguém e me assegura que teu Telegran não tá aberto no computador e que outras pessoas não estão vendo o que eu falo. Você vai entender por que estou dizendo isso.

(Dallagnol retransmite a mensagem do Moro para o outro procurador)

Carlos Fernando: vou apagar ok?

Dallagnol: Vamos ver como está a escala (…) e fazer uma reunião de estratégia de inquirição sem mencionar ela.

Carlos Fernando: Na audiência do Lula, não podemos deixar (que a procuradora preterida por Moro estivesse presente).

Dois dias depois, a escala de procuradores, conforme ordenara Sergio Moro, tinha sido alterada, e a procuradora Laura Tessler foi substituída pelos colegas Júlio Noronha e Robson Pozobon.

Já em sua audiência no Senado na última quarta-feira, Sergio Moro disse que a procuradora não havia sido substituída de acordo com o que ordenou aos procuradores. É mentira que chama.

Fonte: DCM