Leia aqui o novo vazamento do site The Intercept, que revela ainda mais a parcialidade da Operação Lava Jato

Na noite desta terça-feira, 18, o site The Intercept Brasil divulgou mais um vazamento de mensagens que revelam os meandros da operação Lava Jato. São mensagens trocadas em 13/04/2017, entre Sergio Moro e Deltan Dallagnol e entre este e outros membros do Ministério Público. Desde o domingo, 9, o jornalista Glen Greenwald vem divulgando, através do site Intercept, mensagens que comprovam a suspeitas já recorrentes: a de que a operação Lava Jato foi uma perseguição política a Lula.

As mensagens em questão, na sétima parte da série do Intercept, revela mensagens trocadas após a veiculação no Jornal Nacional, da Rede Globo, da movimentação da Lava Jato em Brasília de enviar para o Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo um processo antigo contra o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Moro prontamente reagiu, segundo mensagens reveladas.

O juiz de Curitiba questiona se as acusações são consistentes e se vale seguir adiante, dada a prescrição do suposto crime. “Tem alguma coisa mesmo séria do FHC?”, disse Moro na mensagem divulgada. No mesmo instante, Moro deixa nítido que não quer atacar com a operação um aliado político como FHC: “Acho questionável pois melindra alguém cujo apoio é importante.”

A resposta de Dallagnol não poderia ser mais reveladora da falsa imparcialidade da operação desde seu princípio. “Suponho que de propósito. Talvez para passar um recado de imparcialidade”, revela a mensagem do procurador divulgada pelo The Intercept. Em não havendo imparcialidade, seria necessário “passar o recado” para abafar as críticas que já iam nesta direção, desde que a imagem de Moro sorrindo entre investigados do PSDB e PMDB (Aecio e Temer, respectivamente) foi duramente repetida nas redes sociais.

A proatividade de Moro em criticar, apontar o que pra ele é “questionável”, orientar sobre as nuances políticas da movimentação do MPF mais uma vez o colocam como principal articulador e comandante da Operação Lava Jato, numa promiscuidade inconstitucional com o órgão acusador.

Na nova reportagem da série, são trazidas ainda conversas entre os membros do MPF. Leia a íntegra do que foi revelado:

Moro repreendeu Deltan sobre investigação contra FHC: ‘melindra alguém cujo apoio é importante’

Um trecho do chat privado entre Sergio Moro e o procurador Deltan Dallagnol revela que o ex-juiz discordou de investigações sobre o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na Lava Jato porque, nas palavras dele, não queria “melindrar alguém cujo apoio é importante”.