O Comitê Lula Livre Alagoas participou nesta segunda-feira, 20, da entrega de meia tonelada de roupas, calçados, lençóis e toalhas para cerca de 300 famílias da comunidade Sururu de Capote, organizadas no Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras por Direitos (MTD). A iniciativa surgiu pela Campanha PT Solidário, que também já arrecadou durante a pandemia alimentos para outras comunidades, sempre vinculadas a movimentos populares.

“A Campanha de Solidariedade se dá justamente por este fator de estarmos vivendo uma crise sem precedentes no país desde o golpe, em que vemos recrudescendo já com Temer e agora num patamar catastrófico”, explica Pablo Fernandes, do Comitê Lula Livre Alagoas. E continua: “Estamos vendo as pessoas em insegurança alimentar, com fome e nos sentimos na obrigação de cuidar da nossa própria sobrevivência enquanto povo numa estratégia de solidariedade de classe”, pontua.

::: Leve a bandeira Lula Livre Brasil Livre para as manifestações – baixe agora os materiais! :::

A militância Lula Livre Brasil Livre em Alagoas impulsionou a arrecadação, que aconteceu na sede do Partido dos Trabalhadores e aumentou de volume à medida que chegavam mais doações. A comunidade Sururu de Capote fica localizada na periferia de Maceió, no bairro do Vergel, às margens da Lagoa Mundaú. Na atual temporada de chuvas, as famílias passam a ser mais afetadas e torna-se urgente ações de solidariedade como esta.

O Comitê também participou de outras duas campanhas anteriores, entre o início da pandemia e agora, com arrecadação de alimentos que foram levados para a Vila Emater e a Vila Brejal. “A estratégia de vermos um Brasil Livre da fome passa pela mobilização popular, do povo cuidando do próprio povo”, conclui Fernandes.