Com o novo momento da Campanha Lula Livre Brasil Livre, os comitês estaduais e locais de mobilização começam a transição para uma disputa de nação em torno do projeto popular para o Brasil. Com mais de três anos de articulação em torno da defesa de um Brasil democrático e soberano, a ponta de lança da Campanha consolida estratégias de unidade e de trabalho de base para ampliar o diálogo com os brasileiros e as brasileiras.

De Norte a Sul do Brasil, a hora é de arregaçar as mangas, impulsionando a campanha para um diálogo mais amplo: a necessária construção de um Brasil Livre, livre da fome, livre do desemprego, das ameaças antidemocráticas e imperialistas. Esta nova fase induz a uma integração permanente ainda mais forte com as frentes de luta que congregam as forças populares, como a Frente Brasil Popular, a Frente Povo Sem Medo e a Campanha Fora Bolsonaro.

“Agora que já libertamos o Lula e cada vez mais comprovamos sua inocência, temos uma nova tarefa: a Campanha Lula Livre Brasil Livre. Precisamos dialogar cada vez mais com nosso povo através do trabalho de base de que é possível libertar o Brasil da fome, do desemprego, do descaso, o fascismo, de todas as formas de opressão e desigualdades”, explica Ticiana Stuart, do Comitê Lula Livre Brasil Livre Ceará.

“Vamos cada vez mais alargar o nosso diálogo com as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, com a Campanha Fora Bolsonaro para que os Comitês Lula Livre Brasil Livre sejam mais um braço das organizações na luta por um projeto popular para o Brasil”, ressalta Ticiana.

Um novo arsenal de iniciativas de comunicação popular, identidades visuais e materiais para manifestações está sendo distribuído por todo o país, num processo de “virada de chave” em consonância com os partidos e organizações que compõem o Comitê Nacional. Há ainda uma vigilância em torno dos processos do lavajatismo contra Lula e do Estado de exceção que vive o Brasil hoje.

“Em Santa Catarina estamos muito animados com a nova fase da Campanha Lula Livre Brasil Livre, pensando numa disputa de nação. Todo mundo para quem nós mostramos as novas artes têm ficado encantado. Lula recuperou todos os seus direitos políticos, mas precisamos nos manter vigilantes e essa transição ajuda a nos inserirmos como comitês de base no grande movimento Fora Bolsonaro que se consolida pelo país”, explica Samira Mansur, do Comitê Lula Livre Brasil Livre Santa Catarina.

Unidade e ação de base

“O Comitê Suprapartidário aqui no Rio Grande do Sul já se constituiu com base na unidade na diversidade política. Nessa nova etapa da Campanha, estamos numa fase de divulgação e temos duas atuações muito fortes: o comitê popular de solidariedade e o Fora Bolsonaro. Nossa ideia é ir pra rua já com as novas artes nas faixas e tentar impulsionar a Campanha Lula Livre Brasil Livre, num grande desafio que é consolidar a unidade das forças populares neste momento”, declara Eneida Brasil, do Comitê Suprapartidário da Cidade Baixa, em Porto Alegre.

Em São Paulo, por exemplo, já são mais de 150 comitês, num amplo processo de interiorização. “Os Comitês no estado de São Paulo entram na nova fase da Campanha Lula Livre Brasil Livre, com toda atenção em duas ações: rodas de conversa sobre o plano de reconstrução do Brasil, sensibilizando nos comitês de base sobre a importância de se discutir o Brasil pós esse desgoverno e também o programa Chama o Lula para ampliar o diálogo dando protagonismo às ações dos Comitês, com o tema da conjuntura daquele momento”, aponta Soninha Guirado, da secretaria do Comitê Lula Livre Brasil Livre SP, coordenado por Chico Macena.