Vai a votação no plenário do Senado nesta quarta-feira, 16, o Projeto de Lei 827/20. O projeto proíbe despejos e remoções durante o período da pandemia, garantindo o direito à moradia e à prevenção contra o coronavírus de milhares de famílias que vivem em ocupações, além de proibir que pessoas que não estão com condições de pagar aluguel sejam despejadas de suas moradias.

As mobilizações em torno da Campanha #DespejoZero fazem pressão nos senadores para que seja aprovada a matéria, pelo direito à cidade, pelo direito à terra, ainda mais em tempos de pandemia.

“Este projeto de lei tem sido defendido pela Campanha Despejo Zero desde seu início, pois é uma medida absolutamente essencial para proteção da saúde e da vida das famílias, sobretudo as mais vulneráveis. Não podemos permitir que pessoas sejam despejadas de suas casas, ficando desabrigadas num cenário de pandemia”, destaca a assessora jurídica popular da Terra de Direitos e integrante da Campanha Despejo Zero, Daisy Ribeiro. “A luta é pela aprovação do Projeto de Lei pelo Senado, na urgência necessária para que vidas sejam protegidas”, complementa.