Ao falar ao Brasil no último dia 7, Lula se posicionou como um grande estadista que sabe a potencialidade de um país com as características do nosso e faz “uma aposta” no que aqui temos de melhor: o povo brasileiro.

O ex-presidente trouxe de volta o ânimo e perspectiva para reconstruir o País dos nossos sonhos, uma nação soberana, desenvolvida e justa.

Justamente uma das figuras mais perseguidas e que esteve presa por 580 dias aponta que viver é lutar e essa luta vale a pena.

Não à toa o futuro e a liberdade do Brasil passa pela liberdade plena de Luiz Inácio Lula da Silva.

É por isso que separamos 10 frases desta emocionante e histórica fala.

1 – Primeiro: Nós vamos vencer a pandemia.

Lula situa as prioridades do campo progressista neste momento: 1)Vencer a pandemia, 2) Tirar Bolsonaro do poder, 3) Resgatar a nossa soberania.

2 – Com um olhar de maior cuidado para quem sofre mais. Isso é justiça social.

Justiça social se faz na prática e, principalmente, em momentos de grave crise sanitária e econômica.

A esmagadora maioria dos mortos pelo Coronavírus é de pobres, pretos, pessoas vulneráveis que o Estado abandonou. Na maior e mais rica cidade do país, as mortes pelo Covid-19 são 60% mais altas entre pretos e pardos da periferia.

3 – São milhares de histórias, não números.

Lula sabe bem o que é não poder se despedir de uma pessoa querida. Foi proibido de se despedir do seu irmão Vava pela Lava Jato. Sabe mais ainda o quanto o governo federal pode agir para minimizar os efeitos da pandemia.

Cada um desses mortos que o governo federal trata com desdém tinha nome, sobrenome, endereço. Tinha pai, mãe, irmão, filho, marido, esposa, amigos. Dói saber que dezenas de milhares de brasileiras e brasileiros não puderam se despedir de seus entes queridos. Eu sei o que é essa dor.

4 – Essa luta e a solução do Brasil somente pode vir das mãos calejadas dos trabalhadores e das trabalhadoras.

Para ele, o povo trabalhador tem condições de ser protagonista de sua própria história e não ficar refém dos acordos das elites que colocam seus interesses econômicos acima dos interesses nacionais.

5 – Um povo de tantas lutas e que sabe o que quer

Quem já passou fome, sabe que quem tem fome tem pressa. Lula sabe o que interessa a maioria do povo e por isso é reconhecido mundial por sua contribuição à redução da fome no Brasil.

O povo não quer comprar revólveres nem cartuchos de carabina. O povo quer comprar comida.

6 – E não quer só comida, quer comida, educação e arte

O ex-presidente defende que a forma mais radical de democratizar o país e ter soberania é com a valorização da educação, ciência e tecnologia.

7 – É o caminho para libertar o povo trabalhador

Um representante da classe trabalhadora sabe que para ter uma Nação forte e justa, o principal objetivo tem que ser libertar o povo, defender os seus direitos no centro do poder.

8 – Lula nos lembra de ter esperança, que podemos reconstruir o país.

9 – Para isso, estaremos de mãos dadas, ombro a ombro.

Eu sei – vocês sabem – que podemos, de novo, fazer do Brasil o país dos nossos sonhos.
E, do fundo do meu coração, estou aqui. Vamos juntos reconstruir o Brasil.

10 – Não podemos desistir. Um Brasil soberano é possível.

Compartilhe a esperança!