Bares Lula Livre fazem sucesso de público e de crítica. Confira o guia do fim de semana
Leia o manifesto da Campanha: Lula Livre – A luta continua!
por Cláudia Motta, da RBA
Por muitas razões, bares podem ser verdadeiros refúgios de guerreiros e guerreiras, seja pra descansar da luta, seja para festejar as vitórias. Celebrar um grande dia, ou esquecê-lo. E as ruas e calçadas deste país têm uma infinidade deles. Mas, com tantas opções, não faz sentido gastar o suado dinheirinho naquele bar que não respeita as minas, as gays e os gays, que tolera atitude racista, barra canto de Lula livre, de Marielle vive, que ignora direitos trabalhistas ou maltrata funcionário.
Este guia de bares e restaurantes de diversas cidades do país foi construído de forma colaborativa. As informações descritivas foram retiradas das redes sociais e das avaliações dos frequentadores. Ele não tem a pretensão de ser um roteiro completo de lugares onde se pode encontrar boas bebidas, boas comidas e – talvez o mais importante – boas conversas. Mas são dicas carinhosas, de gente muito especial, e a ideia é que seja ampliado, igualmente de forma colaborativa.
Em São Paulo
Fundado em 1910, o bar tem sangue italiano correndo pelas veias. A fogazza com receita da família divide o cardápio com outros pratos muito bem avaliados, como o nhoque da fortuna servido todo dia 29. O ambiente é decorado como os botecos de antigamente.
Rua Santo Antonio, 1.106, Bela Vista, (11) 3211-3256
Fundado em 2016 pela “artivista” educadora e hoje deputada estadual (Psol-SP) Erica Malunguinho, o espaço é centro cultural e político de resistência negra, índia, trans, feminina, do povo da rua. Rodas de samba, mostra de filmes (fora circuito comercial) lotam o espaço, e o público é majoritariamente negro. O quilombo urbano funciona de quinta a domingo, e abre em outros dias quando necessário. O nome lembra os “aparelhos” que durante a ditadura abrigavam a militância clandestina. Luzia é o nome do fóssil mais antigo encontrado na América. Com cerca de 13 mil anos, tinha traços e fenótipos negros.
Rua Apa, 78, Centro, (11) 3467-0998
A loja de produtos agroecológicos, orgânicos e da agricultura familiar divide espaço com um café e um bar onde não faltam cerveja gelada nem drinques especiais, como o Lula Libre (vodka, Campari, suco de limão e melaço). Aos finais de semana, almoços preparados por chefs reconhecidos da culinária brasileira lotam a casa.
Alameda Eduardo Prado, 499, Campos Elíseos, (11) 3333-0652
O nome da casa homenageia uma vila palestina de onde foram expulsos os pais do idealizador do espaço. O ambiente político e cultural conta com bar e restaurante de culinária árabe de excelente qualidade e preço, atrações musicais e debates.
Rua Rui Barbosa, 269, Bela Vista, (11) 98701-3563.
Com o espírito de Marietta Baderna, bailarina italiana radicada no Brasil que provocou alvoroço entre os conservadores no século 19 – e cujo sobrenome virou sinônimo de confusão –, o bar abre espaço para causas e cenas artísticas, uma casa livre e independente, aberta e acolhedora. Litrão barato, cervejas artesanais, drinques e um cardápio 100% vegano acompanham a música boa e variada.
Rua Oscar Freire, 2.529, Pinheiros, (11) 95853-2347.
Inaugurado em 2013, na Praça Roosevelt, o bar ocupa um espaço aconchegante em uma das ruas mais boêmias do centro de São Paulo. Com a proposta de um lugar para reunir os amigos, o BaZ (pronuncia-se bazê) reúne quem curte cerveja gelada e petiscos gostosos.
Praça Franklin Roosevelt, 92, Centro, (11) 3257-5888.
Não é qualquer bar que chega ao cinquentenário novo em folha, mantendo a linha musical, brasileiríssima, o chope sempre bem tirado e a mesma comidinha que parece feita em casa. Isso desde a fundação, em 1968, aquele ano que não acabou. No Bar do Alemão, como na vida boêmia e nos grandes amores, o melhor ainda está por acontecer. Avenida Antártica, 554, Água Branca, (11) 3862-5975.
Um boteco para chamar de seu. No coração da Vila Madalena, um lugar onde todas as tribos se encontram e se conectam, o bar tem cerveja gelada, arte, comidinhas especiais e ótimos drinques.
Rua Girassol, 67, Vila Madalena, (11) 2893-9485.
Espaço de cultura e resistência importantíssimo na zona leste de São Paulo, o bar tem mais de trinta anos de tradição. Todo último domingo do mês (às 18h), o Sarau do Bar do Frango, recebe ótimos poetas e músicos. Boas cachaças, cervejas, frango frito e outras opções de pratos para acompanhar.
Avenida São Lucas, 479, Parque São Lucas, (11) 2345-8688.
Inaugurado em 1972 pelo seu Geraldo, está aos cuidados do filho Genildo. Um bar onde amigos se encontram para tomar cerveja gelada acompanhada por amendoim.
Rua Caetés, 509, Perdizes, (11) 2841-6447.
Bar do Gerson
Era 1989 quando as portas do bar abriram pela primeira vez. À época, eram servidos apenas lanches, porções, bebidas e caldo de mocotó, principalmente aos trabalhadores das indústrias Matarazzo, Rochester e outras pequenas empresas do bairro. Com o tempo, a mesa de bilhar deu lugar ao salão de almoço. Em ambiente descontraído, com música alegre, serve petiscos, lanches e aquela cerveja gelada.
Rua Caetano Pinto, 609, Brás, (11) 4564-9484.
Representante do movimento underground de São Paulo no início dos anos 2000, o Bar do Netão reabriu em 2016 com nova proposta que busca resgatar um espírito livre e divertido, sem rótulos nem preconceitos.
Rua Augusta, 584, Consolação, (11) 3477-6075.
Espaço cultural de resistência e diversão, valoriza as raízes, a ancestralidade e a diversidade do povo brasileiro. Na música, com rodas de samba, choro e seresta. No cardápio, com influências das ascendências indígena e africana.
Rua Brigadeiro Galvão, 639, Barra Funda, (11) 2777-4030
Vinil, amigos, drinques, chope artesanal e mais de 40 rótulos de cerveja que levam você a várias partes do mundo apenas com uma garrafa. O bar abre de quinta a domingo trazendo o melhor do groove em discos de vinil e com programação variada para animar a pista de dança. Vale verificar eventos que são voltados para a boa música.
Rua Barra Funda, 34, Barra Funda, (11) 2371-8517.
Ponto de encontro e de atividades solidárias e gratuitas, como cursinho populares pré-vestibular, aulas públicas, atendimento psicológico a vítimas de violência doméstica; equipamento de som para ensaio de bandas e músicos. O bar, com produtos da agricultura solidária, promove saraus, slam, sessões de cinema e mantém um clube do livro.
Avenida Corifeu de Azevedo Marques, 1.880, Butantã, (11) 94911-6572.
Boa comida e petiscos da culinária brasileira, em aconchegante ambiente num cantinho da Vila Madalena, onde é melhor não ir de carro, pois estacionar nem sempre é tarefa fácil. Serve almoço e jantar. O cardápio, além de oferta variada de cervejas e cachaças, traz sensacionais caipirinhas. A decoração é bacana e em alguns dias tem forró ao vivo.
Rua Medeiros de Albuquerque, 471, Vila Madalena, (11) 3813-6814
Com cardápio que muda diariamente, com foco em peixes e frutos do mar, o bar que funciona de segunda a quinta-feira serve ainda guloseimas para vegetarianos, cerveja e alguns vinhos.
Rua Dr. Ribeiro de Almeida, 157, Barra Funda.
Na casa tombada pelo patrimônio histórico funciona um autêntico boteco brasileiro. Cerveja gelada, ótimos petiscos e muita música boa fazem lotar o casarão.
Rua Rui Barbosa, 559, Bixiga.
O espaço de cultura alternativa funciona onde em 1900 estava instalada uma hospedaria. Um enorme imóvel, templo de louvor à música, arte, às culturas ancestrais e alternativas.
Rua Mauá, 512, Centro, (11) 3326-7274.
Boteco em fase experimental, com influência da cozinha italiana, na rua mais italiana de São Paulo. O bar serve coquetéis e cervejas artesanais, além de petiscos. Boa música para acompanhar em ambiente aconchegante e relaxado.
Rua Treze de Maio, 772, Bela Vista, (11) 99668-5626.
Cemitério de Automóveis Teatro e Bar
Desde 2013 o espaço mantém um grupo de teatro que apresenta peças alternativas, oficinas, shows. Ambiente irreverente com sinuca e bar de onde sai a cerveja gelada servida por um preço honesto.
Rua Frei Caneca, 384, Consolação, (11) 2371-5743.
Bar que produz as próprias cervejas, todas muito elogiadas, serve carnes maturadas e frutos do mar.
Rua Jesuíno Pascoal, 101, Vila Buarque, (11) 98162-4794.
Amigos e apreciadores de cervejas, cervejeiros caseiros que se tornaram profissionais e servem suas produções artesanais, além de porções e drinques.
Rua Artur de Azevedo, 1.902, Pinheiros, (11) 96179-5878.
Os pratos do dia preparados por Thalita Barros, as tortas e doces, se misturam nesse café, restaurante e bar que serve suas bebidas em um ambiente criativo com coleção de discos de vinil à disposição.
Rua Imaculada Conceição, 151, Vila Buarque, (11) 3477-4642.
Copanzinho Bar
Entre os fundos do tradicional edifício Copan e a Avenida São Luís, o bar oferece pratos, sanduíches e outras variedades tradicionais de balcão. As mesas espalhadas pela rua sem saída combinam perfeitamente com a cerveja sempre gelada.
Avenida São Luís, 130, Fundos, Centro (11) 3129-7695.
No sobrado funcionam o Espaço Cultural Latino-Americano (Ecla) e o Cineclube Walter da Silveira, unindo cultura e pesquisa. O espaço, que serve cerveja gelada, drinques e petiscos, estimula a promoção da diversidade cultural e social. Aberto a pessoas com preocupação social, não ostenta opção partidária, segundo informa, pois o movimento da cultura e da pesquisa se fortalece com diversidade e autonomia.
Rua Abolição, 244, Bixiga, (11) 3104-7401.
Pratos e petiscos de toda a América Latina, tacos mexicanos, baleadas hondurenhas, ceviche peruano. Tudo preparado com muita qualidade para acompanhar mojitos, daiquiris, margaritas, micheladas, além da carta de cervejas. E aos finais de semana tem música caribenha.
Rua Bela Cintra, 532, Consolação, (11) 3854-6522.
Tudo começou com uma paixão por discos, cervejas artesanais e uma vida simples de bairro. O bar toca música boa, trabalha com produtores artesanais, desde o chope IPA, passando pelo queijo canastra e a linguicinha curada. Instalado em um bairro residencial, avisa: fecha cedo e mantém o volume das pickups em nível razoável.
Avenida Professor Alfonso Bovero, 382, Sumaré, (11) 2769-0083.
Bar com clássicos da coquetelaria revisitados. Músicas tristes e pouca luz compõem o ambiente intimista.
Avenida Ipiranga, 200, térreo 69, República, (11) 3237-2215.
Exatamente como informa o nome, o bar funciona na garagem de uma casa em uma rua tranquila do bairro da Pompeia. Sanduíches de carne louca e rosbife, escondidinho de carne seca, piadinas e bruschettas compõem o cardápio com drinques bem preparados e a cerveja gelada que fazem o espaço sempre muito disputado.
Rua Dr. Miranda de Azevedo, 58, Pompeia, (11) 98743-9229.
Desde 1980, a casa descontraída funciona no porão de um prédio no centro de São Paulo. Além da vasta opção de bebidas, tem petiscos e diversão na certa com bilhar, jogos de tabuleiro (xadrez, dama, gamão), cartas, dominó e pôquer.
Rua Major Quedinho, 112-A, Centro, (11) 3231-0185.
Desde 2012 o bar recebe os clientes como amigos, como se estivessem em casa. O ambiente acolhedor, com sofazinhos e pouca luz, tem no cardápio drinques clássicos bem preparados e petiscos de dar água na boca.
Rua Fernando de Albuquerque, 302, Consolação, (11) 2769-8794.
Ampla área externa e grafite nas paredes compõem o espaço. Boa música e excelentes drinques, com destaque para o gim tônica, são os destaques desse bar que fica dentro da Galeria Metrópole. Por isso, atenção aos horários de entrada para não perder a viagem: até às 22h de segunda a quarta e até meia-noite quinta e sexta. Sábado, os bares não abrem à noite e a galeria fecha às 18h.
Praça Dom José Gaspar, 106, Piso 2, cj. 40, República, (11) 3129-3556.
Desde 1968 é uma mistura de boteco, livraria e armazém. Com uma área ao ar livre e mesas na calçada, serve almoço e bons petiscos, como os pastéis quentinhos. Boa opção para tomar uma cerveja gelada nas tardes de sol.
Rua Rodésia, 34, Vila Madalena, (11) 3815-7200.
Clima alternativo, com música ao vivo, petiscos, cervejas e drinques clássicos.
Rua Bento Freitas, 290, República.
Centro cultural que integra bar, alimentação, palco para apresentações musicais e uma varanda. O Mundo Pensante investe seus recursos na difusão da arte em eventos variados que passeiam do jazz ao samba, do show intimista a festas que vão até o sol nascer.
Rua Treze de Maio, 830, Bixiga, (11) 5082-2657.
Desde 2001 é um dos principais espaços do samba, do choro e outros ritmos brasileiros. Uma casa simples com música de qualidade, cerveja gelada e petiscos para acompanhar.
Rua Horácio Lane, 21, Pinheiros, (11) 3360-0303.
O ano era 2005 e a ideia era fazer um café no centro de São Paulo. No mesmo lugar, durante muitos anos, funcionou o famoso Paribar, espaço de efervescência cultural nas décadas de 1950 a 1970. Assim ressurgiu o bar, entre as colunas onde beberam e festejaram intelectuais, poetas e boêmios. Carta de bebidas clássicas e cardápio com pratos muito bem feitos e petiscos como o famoso torresmo à milanesa.
Praça Dom José Gaspar, atrás da Biblioteca Mário de Andrade, Centro (11) 3159-0219.
Consumir vinho é um prazer e pode ser feito em um lugar acessível, democrático e inspirado em pessoas. Assim é o Prosa e Vinho, espaço integrador, plural e sem o glamour que muitas vezes incomoda. Versáteis e heterogêneos, avisam os idealizadores do espaço, não temos rótulos e não rotulamos.
Avenida São Luís, 187, piso 3 da Galeria Metrópole, loja 1, Centro, (11) 3151-3692
O bar e cafeteria tem decoração bacana e ótimas opções no menu de cafés, sanduíches artesanais, petiscos e cervejas.
Rua Nestor Pestana, 115, Consolação, (11) 3214-5891.
O café, conhecido por suas posições de esquerda, tem doces e salgados imperdíveis. Destaque para o cannoli. Também vale para tomar uma boa cerveja gelada.
Rua 13 de Maio, 580, Bixiga, (11) 3251-3797.
Entre 1971 e 1979, em plena ditadura, o Bar do Amorim enchia a calçada da Rua Augusta e incomodava o espírito sisudo daquela época. Em janeiro de 2012, Amorim retoma seu sonho com o 2 Santo Bar, na esquina das ruas São Vicente e Santo Antônio. As cachaças, a cerveja sempre gelada, o sanduíche de pernil e o escondidinho de carne seca se somam como atrativos do bar que tem ainda um palco onde músicos de excelente qualidade de apresentam semanalmente.
Rua São Vicente, 157, Bela Vista, (11) 3115-1903.
O forte apreço ao retrofuturismo na decoração e referências espaciais e soviéticas são a cara dos quatro ambientes: bar/restaurante, lounge, karaokê e pista de dança. A carta de drinks conta com mais de 20 rótulos de vodka, além de cervejas e drinks para acompanhar o cardápio cheio de quitutes.
Largo do Arouche, 330, República, (11) 2924-5083.
Ambiente simples e informal, atendimento de primeira para quem saboreia o legítimo acarajé baiano, sequinho, crocante. De sobremesa a cocadinha de dar água na boca.
Rua Jesuíno Pascoal, 30, Santa Cecília, (11) 96534-3931.
O bar, que tem no samba sua razão de existir, traz no nome uma homenagem à árvore, que de dentro do Cacique de Ramos cobriu e inspirou grandes nomes do ritmo brasileiro. “E até as Tamarineiras são da poesia guardiãs”, dizia Luiz Carlos da Vila. A casa a serviço da Música Popular Brasileira funcionava na Rua Horácio Lane, em Pinheiros, mas foi fechada e agora faz eventos esporádicos enquanto procura um novo espaço. Quer saber onde? Entre em contato pelo (11) 94146-3606.
Construído com 11 contêineres, o teatro é polo cultural, com ingressos gratuitos ou a preços acessíveis. Uma horta hidropônica e uma lanchonete vegana e vegetariana compõem o espaço frequentado pelo público local (vizinhos, lojistas e pessoas em situação de vulnerabilidade social), artistas, educadores e pesquisadores.
Rua dos Gusmões, 43, Santa Ifigênia, (11) 97632-7852.
Cerveja a preço justo e geladíssima. Lugar intimista e familiar para encontrar amigos e molhar as palavras. O Terremoto Bar é a sede do Moto Clube Andarilhos Paulistanos com 15 anos de estrada. Encontro semanal todas as sextas com bandas cover de rock.
Rua Santa Rosa do Viterbo, 215, Freguesia do Ó
Titus Bar – Cervejas Especiais
Um bar aconchegante e charmoso com carta especialíssima de cervejas, petiscos caprichados e música ao vivo em alguns dias. Abre também para o almoço. O ótimo atendimento é destaque
Rua Rocha, 370, Bela Vista, (11) 3384-5595
Um bar inspirado nas capivaras que ainda perambulam pela cidade e mantêm o seu espaço. Assim, a Toca quer manter acesa a vocação boêmia do bairro. Com atendimento muito elogiado, samba de primeira, cerveja gelada, caldinho de feijão e cuscuz (inclusive vegano) para petiscar, além do bolinho de areia que é impossível comer um só.
Rua Major Diogo, 865, Bela Vista, (11) 4329-9998.
Van Grogh Bar
A decoração charmosa atrai a atenção do pub que recebe destaque, ainda, pelo preço justo no cardápio com comidinhas gostosas e cerveja sempre gelada. O repertório musical e o ótimo atendimento completam as indicações.
Rua Dr. Cesário Mota Júnior, 569, Vila Buarque, (11) 99348-2086
Fale com o guia
Enviando mensagem para baresbacanas@redebrasilatual.com.br você pode incluir seu bar preferido, pedir pra retirar se não gostou de ver o seu aqui, comentar sobre seu boteco preferido, enviar fotos da galera etc.
Ajude a enriquecer esse registro de lugares bacanas, onde o desrespeito, o fascismo, o racismo, o machismo e a homofobia não ficam nem na calçada.
Em Santo André
Apostrophe
O espaço é voltado para a boa música e gastronomia. Quarta-feira é dia de jazz. Cerveja sempre gelada.
Rua Coronel Ortiz, 290, Centro.
Meio Natural
O bar que comemora 35 anos de existência atrai a clientela fiel à sanduicheria de qualidade. O clima praiano, com mesas na calçada e coqueiros em volta, combina perfeitamente com a cerveja gelada, os sucos e as caipirinhas.
Rua Haddock Lobo, 316, Jardim Bela Vista, (11) 4437-3754.
Mocergo
Estética rock’n roll, cardápio, drinques e cervejas muito elogiados. O bar toca rock, metal, hardcore, punk.
Rua Siqueira Campos, 1.039, Centro.
Red Light Duplex Centro Cultural
Arte, drinques, cervejas, lanches e porções. Tudo com muita qualidade, preço justo e um som de primeira.
Rua Senador Flaquer, 845, Centro.
74 Club
If you are, racist, sexist, homophobic or an asshole…don’t come in!!! O aviso está no face do bar que ainda recebe muitos elogios pela qualidade da bebida e dos petiscos. Rock de porão e cover de clássicos. Rua Itobi, 325, Vila Alpina.
Em São Bernardo do Campo
Adoniran
Típico botequim paulista traz no cardápio algumas das receitas preferidas de Adoniran. O torresminho crocante, o bolinho artesanal com tempero caseiro na medida certa, boa cachaça, suculenta feijoada aos sábados, cerveja gelada. Tudo isso acompanhado de música de ótima qualidade, samba de raiz e chorinho ao vivo.
Avenida Kennedy, 579, Jardim do Mar, (11) 2598-5050.
Bar da Rosa
Parte da história da construção do Partido dos Trabalhadores e da CUT, o Bar da Rosa funciona no mesmo local há 50 anos, a poucos metros da sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Até hoje, lideranças políticas da região e de todo o país debatem política e analisam a conjuntura nas suas mesas. Tudo sempre acompanhado de petiscos, uma boa cachaça e cerveja gelada, como gosta um antigo frequentador assíduo: Luiz Inácio Lula da Silva.
Rua José Bonifácio, 684, Centro, (11) 4127-2512.
Bar Ferradura
Espaço de cultura e resistência. Destaque para as rodas de samba, as caipirinhas e a cerveja gelada.
Rua Professor Gieg, 15, Vila Tupi, (11) 4330-9468.
Bar Mundo Livre
Música boa, decoração de quadrinhos, filmes, séries. No cardápio, comidas deliciosas, inclusive com opções veganas, cerveja, drinques variados e preços justos.
Avenida Francisco Prestes Maia, 1.350, (11) 99383-8869.
Em Santos
Associação Cultural José Marti
Casa plural, democrática e suprapartidária foi criada em 2012. É um espaço de formação, informação, discussão e recreação para todos e todas que se interessam pela cultura cubana, sua língua, culinária, danças. Promove debates, sessões de cinema e, a cada 15 dias, o samba Esquerdantina.
Rua Joaquim Távora, 217, Marapé, (13) 3307-1494
Porto Circense
Associação cultural sem fins lucrativos, visa a transformação social por meio da arte. Promove cursos, espetáculos e vivências culturais. O espaço acolhedor, descontraído e cheio de alegria serve ainda comidinhas com preço bem legal além da cerveja bem gelada. Destaque para o ótimo atendimento.
Avenida Almirante Cochrane, 404, Embaré, (13) 99713-3593
Em São José do Rio Preto
La Cancha
Amantes de futebol e de cerveja têm diversão garantida nesse pub. Campeonatos são transmitidos pelas TVs, ao sabor dos drinques e das diferentes marcas de cerveja, além dos pratos inspirados nas comidas de estádio ao redor do mundo. Um diferencial: lá os clientes compram suas fichas, fazem seus pedidos e retiram no balcão.
Rua Independência, 3.387, Centro, (17) 99629-1875.
Em Belém do Pará
O bar, criado em 1897, funciona no quintal do Gilson Rodrigues, músico e artista plástico com 28 anos dedicados ao chorinho. A casa também apresenta sambistas tendo a brasilidade como ponto de referência. Abre aos finais de semana, a partir de sexta-feira à noite e nos sábados e domingos à tarde. Cerveja bem gelada e pirarucu frito são os destaques.
Travessa Padre Eutíquio, 3.172, Condor, (91) 3272-7306.
Popularmente conhecido como Bar do Mário, tem música ao vivo de boa qualidade. Jazz, MPB, música paraense com o melhor dos artistas locais. Uma calçada ótima para degustar cerveja gelada e os petiscos da casa, como o famoso pastel de jambú.
Rua dos Pariquis, 1.556, Batista Campos, (91) 4141-3190.
Ver-o-Peso
As barraquinhas de comida e bebida do Ver-o-Peso, patrimônio histórico e cultural de Belém, funcionam 24 horas e são o local ideal para tomar uma cerveja gelada, comer o melhor peixe frito da cidade e apreciar a vista da Baía do Guajará. Mas para além de ponto turístico, o Ver-o-Peso é luta. Os feirantes organizados já impediram tentativas do poder público de descaracterizar todo o espaço, e seguem na resistência.
Boulevard Castilhos França, Cidade Velha, (91) 3230-3926.
Em Recife e Olinda
O restaurante da chef Carmem Virginia abre para almoço e jantar. Lá, define, não há criações, e sim criatividade. Os pratos, muito bem servidos, emocionam, carregados de lembranças e afetividade. Especializado na culinária brasileira e frutos do mar. Caipirinhas e sobremesas também muito elogiadas. Como um verdadeiro altar, santos, orixás e badoques ornamentam o ambiente.
Rua Frei Cassimiro, 449, Santo Amaro, (81) 9800-1090.
Armazém Centenário
Boteco animado e descontraído. Música ao vivo ou com DJ animam o ambiente onde não faltam cerveja gelada, bons pratos e petiscos. O chope Capunga muito bem tirado e a laje (mezanino) do mesmo nome são os destaques da clientela.
Rua Barão de Itamaracá, 10, Espinheiro, (81) 3033-4002.
Bar Central
Um clássico no centro da capital pernambucana, iniciou suas atividades em 2004. Abre ao meio-dia, oferecendo almoço, e funciona até as duas horas da manhã. No início da noite, as mesas colocadas na calçada são uma boa pedida para apreciar o sanduíche falafel, o filé com fritas, o arrumadinho, além de opções vegetarianas e veganas.
Rua Mamede Simões 144, lojas 6, 7 , 8 e 9, (81) 3222-7622.
Bar da Morgana
A Barraca, também conhecido como Bar de Felipe ou Bar da Morgana. Ambiente simples, próprio para tomar uma boa cerveja gelada acompanhado dos saborosos petiscos nas mesas que ficam na calçada, ao ar livre. Jogos de vídeo e fliperama completam a diversão.
Rua do Riachuelo, Edifício Walfrido Antunes, 436.
Comida, bem-estar, natureza. Assim se define o Cá-Já que funciona para almoço e jantar. A cozinha brasileira que acolhe, traz memórias afetivas, mas com toque contemporâneo, valorizando os ingredientes locais. A boa música e a cerveja gelada completam o espaço.
Rua Carneiro Vilela, 648, Aflitos, (81) 3126-0648.
Casbah Olinda
Cozinha afetiva, cerveja gelada e boa música no sítio histórico de Olinda. Atendimento muito elogiado, funciona de quarta a domingo.
Rua 27 de Janeiro, 7, Carmo, Olinda, (81) 98513-3525.
Espaço alternativo, com bons preços, excelente para bater um bom papo com os amigos, tomar aquela cerveja gelada e saborear petiscos da região como se estivesse em casa.
Rua Princesa Isabel, 207, Santo Amaro, (81) 98770-6585.
Etiqueta Verde Loja Colaborativa
Desde junho de 2012, reúne café, brechó, tabacaria, cervejaria, tudo num só lugar. Funciona de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados das 9h às 16h.
Rua Conselheiro Portela, 417, Espinheiro, (81) 3038-0240.
Comer feliz alimenta a alma. Esse é o lema do café que serve crepes, bolos, tapiocas, drinques e chás em ambiente aconchegante, colorido e contemporâneo. Música ao vivo semanalmente. Nos finais de semana, muita paciência para aguardar um lugar no disputado espaço. Destaque para o doce Colinho da Vovó que traduz em sabor o conceito de cozinha afetiva: um lugar caloroso para o coração e também para o estômago.
Rua Amélia, 470, Graças, (81) 3426-6708.
Reteteu Comida Honesta
No dicionário, Reteteu quer dizer comida realizada com os ingredientes que estão disponíveis para o momento ou ocasião, com o toque personalizado do cozinheiro, diferindo da alimentação tradicional. Nesse restaurante, comida honesta é aquela que já foi mais que testada e aprovada por gerações, que pode ser compartilhada, proveniente geralmente de pequenos produtores, vendida a preço justo. Abre para almoço e café da manhã aos finais de semana.
Rua Professor Otávio de Freitas, 256, Encruzilhada, (81) 3204-4137.
Reciclo Bikes
O ateliê de bicicletas urbanas personalizadas, desenvolvidas por arquitetas, a cada 15 dias vira espaço de festa com DJ, música de qualidade e muita animação. Cerveja gelada todos os dias.
Mercado da Encruzilhada, (81) 3048-4050 ou (81) 99519-4050.
Em Belo Horizonte
Bar dançante onde bandas alternativas, independentes e autorais dividem a semana com os melhores DJs da cidade. Música para todos os gostos: rock, pop, black, rap, soul, eletro, 80’s, 90’s, brega. Para refrescar, mais de 80 rótulos de cervejas nacionais e importadas.
Rua Rio Grande do Norte, 1.168, Savassi, (31) 3215-8077.
Assim como em outras capitais do país, o Armazém do Campo de BH oferta mais de 250 itens da agricultura familiar, orgânicos comercializados a preços acessíveis. O espaço abriga ainda apresentações culturais, culinária da terra, feira de artesanato. Cervejas artesanais de primeira animam aquele encontro com os amigos.
Avenida Augusto de Lima, 2.136, Barro Preto, (31) 3267-3005.
Na ativa desde 1919, o longevo bar foi inaugurado originalmente como uma loja de artigos de pesca, já que na época da fundação ainda era possível tirar traíras e lambaris do Rio Arrudas, ali pertinho. Hoje, as prateleiras acomodam itens de mercearia. E o menu, trivial, lista porção de batatas assadas, torresmo de barriga e linguiça da roça, além de opções diferentes de deliciosos espetinhos. Área externa ideal para apreciar uma boa cerveja gelada.
Rua Alvinópolis, 460, Santa Tereza, (31) 3481-2752.
Antiga borracharia, era ponto de encontro dos jornalistas da região do bairro Cachoeirinha, na década de 1960. Em 1982, o Curin Bar começa a alçar novos voos graças aos pratos caprichados. Sempre muito bem classificado nos prêmios da Comida de Boteco, com destaque para o Rabo Quente, prato composto por rabada com polenta e espinafre, para acompanhar a cerveja sempre gelada.
Rua dos Astecas, 2.722, Santa Monica, (31) 2528-1313.
Ambiente descontraído e decoração moderna que se renova constantemente, o lugar é uma ótima opção para quem procura almoçar bem na região da Savassi. Ao longo da semana, o cardápio de comida contemporânea e almoços executivos traz sempre novas sugestões, além de opções de saladas combinadas, sobremesas e uma carta variada de coquetéis, vinhos e cafés. À noite a casa abre para para o happy hour.
Rua Levindo Lopes, 158, Funcionários, (31) 3327-6766.
Ursal Bar
Cervejinha, comes, bebes, diversidade, luta, afetos, boa música. O nome do bar já anuncia que o bom humor faz parte do cardápio. No dia da libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 8 de novembro de 2019, quem foi ao local vestindo vermelho ganhou uma caipirinha.
Avenida do Contorno, 3.479, Santa Efigênia, (31) 98485-9674.
No Maranhão
Bar do Léo
Um espaço peculiar, dentro de uma feira em um dos bairros mais animados de São Luís. O acervo incrível de discos se soma ao chopp gelado e iguarias servidas como aperitivo. Os frequentadores atestam: o proprietário, seu Léo, é uma figuraça.
Rua Cento e Quatro, 138, Vinhais, (98) 98270-3871.
Chico Discos
Cachaçaria com variedade de destilados e cervejas. Às terças-feiras, discotecagem de vinil. Era coleção particular, foi sebo, foi locadora, foi sebo-locadora, e ninguém podia entrar sem camisa, fumando, muito menos portando bebida alcoólica. Chico desistiu de tudo, e montou um bar. Mas ainda não aceita descamisados. Pagamentos só em dinheiro.
Rua 13 de maio com Afogados, 389, 2º piso, (98) 3221-4578.
Em Porto Alegre
Pub, café e arte. Assim se define o Espaço 900. Um lugar que combina diversão, cultura, convivência e amizade, em um ambiente agradável e descontraído. A casa tem um jardim perfeito para jogar conversa fora, tomar um chope gelado e apreciar pratos deliciosos a qualquer hora do dia.
Rua José do Patrocínio, 900, (51) 98035-1313.
Tutti Giorni Bar
Conhecido como Bar dos Cartunistas, foi fundado em 1989. Ganhou o apelido por ser o local oficial da reunião dos sócios da Grafar, todas as terças à noite. Os fiéis clientes afirmam ser um daqueles lugares que faz qualquer pessoa se sentir em casa. Ponto de encontro de artistas de todas as áreas, tem comidinhas bem feitas, com carinho capricho e criatividade. Perfeito para beber, comer, desenhar, conversar. Aberto também para o almoço.
Escadaria da Borges de Medeiros, 710, (51) 9501-3766.
No Rio de Janeiro
Também no Rio, o Armazém comercializa alimentos e produtos da agricultura familiar, dos assentamentos da Reforma Agrária, orgânicos. O espaço serve ótimas refeições e aos finais de semana tem música para acompanhar a cerveja gelada e as cachaças pra lá de especiais.
Avenida Mem de Sá, 135, Lapa, (21) 2221-5865.
Bar da Gema
Nascido em fevereiro de 2009, na Tijuca, o autêntico botequim tem chão de cimento queimado, balcão, cerveja de garrafa e cachaça. Iniciativa de recém-formados em gastronomia, recebeu vários prêmios, dentre eles o de campeão do Comida di Buteco de 2011. O cardápio criativo encanta. Destaque para o Pastel de Feijão, a Polentinha com Rabada ou o Atoleiro Carioca.
Rua Barão de Mesquita, 615, Andaraí, (21) 3549-1480.
Bar Madrid
Cerveja gelada, comida boa, batidas excelentes, bons preços, galera responsa. Assim os clientes descrevem o bar que serve pratos executivos e petiscos, com mesas de madeira na calçada.
Rua Alm. Gavião, 11, Tijuca, (21) 3594-8526.
Bar do Omar
O bar já é ponto turístico no Rio de Janeiro, para quem é de esquerda. Suas boas tiradas, como a conta que vem com recados contra o golpe e o governo Bolsonaro, tornaram a casa conhecida. Ótimos petiscos, cerveja sempre gelada e as cachaças combinam bem com o boteco que tem rodas de samba, mesinhas na varanda e belíssima vista da zona portuária.
Rua Sarah, 114, Santo Cristo, (21) 95905-0680.
Bip Bip
O Bip Bip é um templo da boêmia carioca, fundado em 1968. Alfredo Jacinto Melo, o Alfredinho (1944-2019), patrimônio do samba e do ativismo democrático, comprou o bar em 1984 e dele cuidou até sua morte, em 3 de março deste ano, um sábado de carnaval. O bar segue em frente. Abre diariamente às 20h para reverenciar o samba, o choro, a música, o respeito. O vinho, a cachaça, o uísque ou cerveja gelada são self-service. O freguês pega, “marca” na conta e acerta no final, em dinheiro. Em vez de aplausos, estalidos de dedos homenageiam os músicos. Uma forma de não incomodar a vizinhança, já que quem assiste, fica na calçada.
Rua Almirante Gonçalves, 50, Copacabana, (21) 2267-9696.
A embaixada carioca, lugar para ser feliz. Assim se define o Vaca Atolada, que serve ótimos petiscos, chope em noites de samba de raiz muito elogiadas. A decoração colorida dá o tom ao ambiente alegre e animado.
Avenida Gomes Freire, 533, Centro, (21) 2221-0515.
Feiras de Laranjeiras
Espaços de feira livre do bairro onde Bolsonaro não venceu a eleição se transformam em praça de choro e de samba, muito bem frequentadas e rodeadas de barracas de beliscos, chopes artesanais e aperitivos tradicionais.
Aos sábados, o chorinho bem tocado vai das 12h às 15h, na praça entre as ruas Belisário Távora e General Glicério. Aos domingos, o coreto é armado na Praça São Salvador. Além do mais, a região é rodeada de bares convidativos e amigáveis.
Samba do Trabalhador
Segunda-feira é quando os músicos tiram a tarde e a noite de folga para se divertir tocando e celebrar o ofício no tradicionalíssimo Renascença Clube, onde o compositor Moacyr Luz apresenta o Samba do Trabalhador. Desde 2005, toda segunda – exceto quando cai em festejos de Natal e Ano Novo – o sambista e seus convidados estão lá.
Fundado em 1951, no Méier, como espaço que famílias negras pudessem frequentar sem sofrer preconceito, o clube mudou para o Andaraí em 1958.
Rua Barão de São Francisco, 54, Andaraí, (21) 3253-2322
Ponto de encontro de intelectuais, jornalistas e artistas desde 1957, o restaurante italiano serve ótimos pratos e deliciosos petiscos para acompanhar a cerveja gelada, drinques e vinhos, nas mesas em arejado recinto interno ou na calçada de frente para a praia do Leme.
Avenida Atlântica, 458 A, Copacabana, (21) 2543-8395
Raízes do Brasil
O espaço do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) é misto de lojinha, bar, restaurante e local para reuniões e eventos. Organizado para integrar a agroecologia camponesa e a sociedade urbana, através da alimentação saudável, atividades culturais e hospedagem. Aos sábados tem Café Camponês, almoço e a Tarde de Petiscos, até as 19h.
Rua Áurea, 80, Santa Teresa, (21) 3081-4652
Em Salvador
Desde 2006, a casa é um espaço de cultura, que valoriza a boa música e a culinária do Recôncavo. Pequeno e alternativo, além da boa comida brasileira caseira, o bar oferece várias marcas de cervejas, sempre geladas. A música ao vivo enriquece o ambiente onde a arte e o poder dos Orixás preenchem as paredes.
Rua Guedes Cabral, 81, Rio Vermelho, (71) 99926-2101.
Velho Espanha Bar e Cultura
Cerveja gelada, atendimento diferenciado e bons petiscos se unem à boa música. Cem anos, com corpinho de trinta, anunciar o bar em suas redes sociais. Para as gentes de todas as cores! Nascido como armazém, nos idos de 1920, o Bar do Espanha é historicamente frequentado por boêmios e artistas. Era o bar favorito de Glauber Rocha. Reaberto em 2017, o espaço destaca-se pela cerveja gelada, pelo atendimento diferenciado e pelos bons petiscos que se unem à boa música.
Rua General Labatut, 38, Barris, (71) 3043-7481.
Em Curitiba
Bar da Gilda
O bar ficar numa das esquinas mais charmosas de Curitiba e foi inspirado na personagem mais famosa da Boca Maldita. Entre as décadas de 1970 e 1980, Gilda circulava pela cidade com roupas femininas e barba por fazer. Sempre que podia, arrancava beijos de quem passava pelo calçadão. Abre para almoço e à noite serve chope e vinhos para regar espetáculos de música, saraus de literatura, arte viva.
Rua Cândido Lopes, 323, Centro, (41) 3224-6033
Em Brasília
Tiborna
Um bar com muita originalidade, cerveja gelada e sabor, muito sabor. O caldo de feijão com torresmo e os lanches são de dar água na boca. Destaque para a receita portuguesa de tiborna: uma bruschetta feita com presunto parma e opções de bacalhau ou vegetariana O espaço conta ainda com um subsolo onde rolam saraus e música de qualidade.
CLN 403, Asa Norte, (61) 3327-0328.
Objeto Encontrado
Um espaço onde a diversidade é acolhida e valorizada. E avisam: “não se trata de um elogio à versatilidade, a recém-eleita qualidade do milênio, mas de compreender que o homem é capaz de cultivar interesses diversos”. Serve desde expressos bem tirados, escutando boa música, a ótimos doces, chás, uísques e drinques Nas paredes, lindas obras da galeria de arte que funciona conjuntamente ao bar e café.
CLN 102, Asa Norte, (61) 3081-8383.
Pardim
O bar mais Lula Livre de Brasília tem cerveja gelada, ótima comida, música de qualidade e preços honestos. Pipoca à vontade e às segunda-feira o Cineclube Jiló na Guela exibe ótimos documentário. Em dois endereços:
CLN 405, Asa Norte, (61) 3273-4041 e CLN 206, Asa Norte.
La Rubia
Um café cocktail bar esquizo para uma cidade careta. Assim se define o La Rubia. Coquetelaria com drinks clássicos e autorais, comidas de rua do mundo, e espaço para pole-dance, disco-music. Frequentado por gente feliz, elegante e sincera.
CLN 404, Asa Norte, (61) 3202-1717.
Bar Pôr do Sol
Desde 1997 fazendo a alegria dos universitários, o bar, simples e agradável, tem a cerveja gelada como lema.
CLN 408, Asa Norte, (61) 3039-5032.
Vale da Lua
Mesas na calçada, ambiente divertido. Sinto-me em casa! O ótimo atendimento e a excelente comida caseira são destaque. Carta de cervejas especiais, sempre geladas.
CLN 408 Loja 2, BL D, Asa Norte, (61) 98460-3520.
Tia Zélia Restaurante
Na charmosíssima Vila Planalto, a gastronomia apurada da Tia Zélia é praticamente um ponto turístico da capital federal. Cozinheira preferida de Luiz Inácio Lula da Silva, Tia Zélia chegou a ir até Curitiba para levar a rabada que o ex-presidente adora. Alto astral e simpatia contagiantes. Os pratos interioranos muito bem feitos são servidos em ambiente agradável, cheio de objetos de época.
Vila Planalto, Acamp. Pacheco Fernandes, (61) 3306-1526.
Fortaleza
Abaeté Boteco
Música para matar a fome. Acarajé para alimentar a alma. Bebida sem moderação. Assim o Abaeté se apresenta. O bar, elogiadíssimo, tem espaço ao ar livre e para dançar.
Rua Castro Alves, 513, Joaquim Távora, (85) 99918-1877.
Bar do Assis
Simples e acolhedor, o boteco serve deliciosos espetinhos para acompanhar a cerveja sempre gelada e a preços acessíveis.
Rua Adolfo Herbster, 190 (Rua João Gentil), (85) 3283-8674.
Cantinho Acadêmico
Boêmio e musical, o boteco mantém clima festivo até tarde. O chope gelado acompanha os petiscos típicos da cozinha brasileira. Quem gosta de rock e sinuca pra se divertir, pode curtir a parte de cima do bar.
Avenida Treze de Maio, 2.370, Benfica, (85) 3281-8857.
Gato Preto
Um local de entrosamento, diversão e compartilhamento de ideias, culturas e serviços. Abre de segunda a sexta, sempre a partir das 21h e avisa: não tolera postura racista, preconceituosa ou qualquer tipo de assédio no estabelecimento. Boa música para acompanhar a cerveja trincando de gelada e outras bebidas com preço acessível.
Rua Instituto Ceará, 7, Benfica, (85) 99745-2118.
The Lights
Próximo àFEAAC, faculdade de economia da UFC, o bar serve cervejas geladas e cachaças. Tudo com preços acessíveis. DJs e noites de karaokê, animam a moçada que se espalha pelas mesas na calçada.
Rua Instituto do Ceará, 4, Benfica, (85) 99773-2573.
Parahyba Bar (1 e 2)
Cerveja estupidamente gelada e espetinhos deliciosos, a preço justo, são os destaques da clientela. O bar, com mesas na calçada e música boa, funciona em dois endereços.
Rua João Gentil, 137 e Rua Paulino Nogueira, 96.
Saiba mais. Leia a matéria completa e atualizada no site da RBA: