Em apoio a decisão do ex-presidente Lula em não aceitar a troca de regime de prisão – de fechado para semiaberto – conforme pedido à Justiça pelos procuradores da Lava Jato, as frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, juntamente com o Comitê Lula Livre farão ato na avenida Paulista, domingo, 13, a partir das 14h.

Pela lei, Lula já teria o direito a trocar de regime, mas ele se recusa por entender que isso fere sua dignidade, já que foi condenado sem provas e exige que seja considerado inocente para sair da prisão. “ Lula não reconhece a legitimidade do processo que o colocou no cárcere. A partir do momento em que não reconhece a legitimidade, não está obrigado a aceitar qualquer condição do Estado”, explica o advogado Cristiano Zanin.

Em entrevista recente, o próprio Lula reafirmou sua posição. “Eu não recuso minha liberdade. Se tem uma coisa que eu quero na vida é ir para minha casa, viver com meus filhos e minha família. O que eu não posso aceitar é a tese de que eu estou assistindo uma progressão porque eu cometi um crime e já cumpri 1/6 da pena”.

Lula afirma que pretende deixar a sede da Polícia Federal, em Curitiba (PR), “com a inocência 100% comprovada.

Para os dirigentes das frentes que convocam o ato e centenas de juristas, a manobra da força-tarefa é tão evidente que, em um gesto inédito, os procuradores indicaram até mesmo a disposição de atenuar algumas exigências que vem sendo adotadas no caso de outros réus da Lava Jato.

“A cada dia que passa, novas arbitrariedades da Operação Lava Jato vem a público. As informações publicadas pelo The Intercept Brasil e por diferentes veículos de comunicação comprovam que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não teve um julgamento justo. Sérgio Moro e Deltan Dallagnol armaram uma farsa para condenar Lula”, afirmam os organizadores do ato.

“Vamos todas e todos às ruas fortalecer a luta pela liberdade de Lula que agora defende sua dignidade de mais uma armação dos procuradores do Ministério Publico Federal que agora tentam manobrar para esconder a injustiça que cometeram”, convoca Natália Szermeta, do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, que integra a Frente Povo Sem Medo.

O ato na Paulista contará com a presença de lideranças, o boneco Lula Gigante e ação do coletivo Alvorada.

O objeto de desejo chamado Lula

As recentes revelações do ex-procurador geral da República, Rodrigo Janot denunciou a obsessão dos procuradores de Curitiba por Lula figura e as manobras que fizeram para que uma de suas acusações fossem fundamentadas.

O ministro do Supremo Gilmar Mendes, afirmou nesta segunda-feira, 7, que conteúdo das mensagens reveladas pelo Intercept mostram que Sérgio Moro atuava em conúbio espúrio com a Procuradoria: indicava testemunha, fazia combinações, escalava procuradores.

“A defesa do Lula apontou a atuação equivocada [de juízes e procuradores] desde o começo, e trouxe isso para o Supremo, em termos documentais, e isso será devidamente analisado”, disse Mendes.

Frente as recentes reveses vividos pela força tarefa, juristas de todo o país, advogados, professores, procuradores e juízes, somando-se ao manifesto de juristas internacionais, que também reconhecem Lula como preso político brasileiro, vieram a público manifestar apoio.

Para o ex-ministro Celso Amorim, estamos em um momento crucial para que o ex-presidente Lula seja libertado, mas para isso é preciso que o povo se manifeste pedindo Lula Livre. “Por isso vamos a Avenida Paulista neste domingo, 13”, reforça. “Um inocente não troca a liberdade por sua dignidade. Ele quer os dois. Vamos dar um grito pela liberdade e pela dignidade de Lula”, completa a ex-presidenta Dilma Rousseff. 

Siga o Comitê nas redes sociais:

 fb.me/ComiteNacionalLulaLivre

 twitter.com/ComiteLula

 instagram.com/lulalivre_oficial