O Festival Cultural Lula Livre que aconteceu neste sábado, em Vitória, foi um sucesso. Mais de 50 atividades culturais foram promovidas por artistas capixabas e convidados que cantaram e tocaram com suas bandas e conjuntos, além das apresentações de danças folclóricas, recitais de poesias e muito mais. Uma das presenças mais marcantes foi a do boneco do Lulão com mais de 10 metros de altura e foi personagem em selfies de adultos e crianças.

O Comitê Lula Livre Espírito Santo manteve a realização do festival mesmo após ser impedido pela Polícia Militar de montar o palco na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória. Assim, as atrações foram transferidas para a sacada do Hotel da Costa Pereira, antigo Hotel Imperial, com algumas modificações na programação.

Segundo os organizadores, no dia do festival a Praça Costa Pereira foi tomada pela Guarda Municipal e eles impediram a montagem do palco onde os artistas fariam suas apresentações.Também fizeram a retirada dos banheiros químicos e ameaçaram algumas barraquinhas que estavam sendo montadas para venda de artesanato, comida e água e livros e a colocação de cadeiras de plásticos para pessoas idosas, ou acompanhadas de crianças.

Para realizar o Festival Cultural Lula Livre, os organizadores protocolaram na administração de Vitória, documento comunicando a realização do evento, no dia 5 de outubro, com mais de um mês de antecedência. “A lei assegura o direito de manifestação, exceto se na mesma data e no mesmo local outra atividade estiver agendada. Mas não cabe a administração municipal proibir atividades politicas partidárias sindicais, culturais ou religiosas”, aponta o grupo.  

Mas com a disposição dos artistas, que não receberam cachê, e do Comitê Lula Livre, o festival realizado com muita emoção. “Sem o palco na praça para apresentação dos artistas, fomos premiados com a sacada e janelas de um belo prédio histórico onde a arte, a generosidade foi expressa pelos artistas capixabas. Além do cenário das sacadas e janelas do prédio histórico, a bela escadaria São Diogo serviu também como espaço cultural do nosso festival”, contam o organizadores.

Siga o Comitê nas redes sociais:

 fb.me/ComiteNacionalLulaLivre

 twitter.com/ComiteLula

 instagram.com/lulalivre_oficial