Comitês agitam a pauta Lula Livre nesta semana em todo país

Mais de dez estados realizaram ações de diálogo neste dia 24. Outros ainda se programam para ir para as ruas na terça-feira, 25, e o Mutirão Lula Livre acontece nos dias 29 e 30.
Comitês Lula Livre por todo o Brasil realizaram nesta segunda-feira, 24, o Dia Nacional de Agitação por Lula Livre, numa perspectiva de cobrar a análise do Habeas Corpus impetrado pela defesa no Supremo Tribunal Federal (STF) e a anulação do julgamento do ex-presidente. Ações aconteceram em mais de dez estados em todas as regiões do pais.
A tese da suspeição de Moro e sua perseguição política foi apresentada ao Supremo ainda em 2018, embora tenha sido reforçada pelos últimos acontecimentos de vazamentos de mensagens entre o ex-juiz Moro e o procurador do Ministério Público, Deltan Dallagnol, pelo site The Intercept. As ações desta segunda também cobraram a manutenção do Habeas Corpus na pauta da suprema corte.
“A última semana de junho mantém o debate por Lula Livre no centro da conjuntura. Tanto pelo sucesso do Dia Nacional de Agitação por Lula Livre, nesta segunda-feira, quanto pelas perspectivas de um número ainda maior de cidades que participarão do Mutirão Lula Livre no próximo sábado e domingo”, explica Renato Simões, do Comitê Nacional Lula Livre.
“É a semana das festas juninas no Nordeste e os comitês estaduais preparam um trabalho de massas com o Cordel e intervenções culturais nesta importante festa popular”, acrescenta Simões.
Diálogo intenso com a sociedade
Paraná, São Paulo, Rio de janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Pará e Roraima realizaram nesta segunda-feira intervenções em praças, faixaços, lulaços e atos em frente a prédios da Justiça. Outros estados ainda se programam para ir para as ruas na terça-feira, 25, a exemplo de Paraíba, Piauí Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Segundo Edvaldo de Souza, do Comitê Estadual Lula Livre do Mato Grosso, a panfletagem na praça Ipiranga, em Cuiabá, deixou a militância muito animada com o que ouviram da população cuiabana.
“Confirmamos o apoio da população, que acredita que o Lula é um preso político. Em outros momentos tínhamos mais rejeição, mas hoje recebemos muito apoio, principalmente quando apresentávamos o jornal tabloide e a pessoa tinha tempo para ouvir”, explicou Edvaldo em referência a ação de dialogo direto com a população.
Em Brasília, o Comitê Lula Livre DF estendeu uma faixa gigante em frente ao Ministério da Justiça, e realizaram faixaços nas vias de acesso oriundas das cidades satélites, no início do dia. A programação na capital federal encerrou com um “Boa Noite, presidente Lula”.
O já tradicional “Boa Noite, presidente Lula” da Praça da República, este em São Paulo capital incorporou também a defesa da liberdade para presos políticos de movimentos populares de luta por moradia, detidos nesta segunda-feira numa campanha de perseguição
O Comitê Ceará Lula Livre ocupou a Praça da Justiça, no Centro de Fortaleza, que tem sido o local que o movimento Lula Livre do Ceará escolheu, simbolicamente, para denunciar a injusta prisão de Lula. O ato de hoje contou com expressiva participação dos movimentos e forças políticas que integram o comitê Ceará Lula Livre.
No Paraná, no início da tarde desta segunda-feira, militantes que defendem a liberdade do ex-presidente Lula realizaram uma ação em frente ao Ministério Público Federal (MPF), em Curitiba, sede da Força Tarefa da Lava Jato.
Em pronunciamento num megafone, militantes pediam a saída do procurador Deltan Dallagnol e informaram que este era o primeiro recado ao MPF. Os manifestantes também dialogavam com a população que circulavam pela região central de Curitiba.
Confira em imagens as ações do Dia Nacional Lula Livre por todo o pais:
Belo Horizonte Belo Horizonte Belo Horizonte Distrito Federal Distrito Federal Distrito Federal Distrito Federal Distrito Federal Distrito Federal Rio de Janeiro Rio de Janeiro Rio de Janeiro Rio de Janeiro Rio de Janeiro Rio de Janeiro Campo Grande Campo Grande São Paulo São Paulo São Paulo São Paulo Cuiabá Cuiabá Cuiabá Cuiabá