Principal articulação unitária do país vizinho envia Carta rechaçando tratamento político e montagem judicial contra Lula

O Congresso de Los Pueblos, iniciativa ligada a Cordinadora Nacional Agraria, da Colômbia, emitiu no ultimo dia 13/06 um comunicado em que se posiciona sobre o julgamento político de Lula e exige sua liberdade.

Para as entidades, há um “tratamento político e uma montagem judicial” contra o ex-presidente Lula, o que representa uma tentativa da extrema direita para “apagar a possibilidade de um povo com verdadeiros representantes que garantam participação, autonomia, soberania e Bem Viver dos povos”.

A carta termina conclamando a militância em todo o continente a se juntar na luta pela liberdade de Lula e todos os presos políticos. Confira na íntegra:

Rechaçamos montagem judicial contra Lula da Silva

O atual período de Nossa América se caracteriza por um avanço progressivo da extrema direita, expressa em governos de cortes neofascistas que estão a serviço do imperialismo dos EUA e das grandes multinacionais governos que por meio das políticas e leis vão limitando os direito sociais, econômicos, culturais e ambientais dos povos, o que se aprofunda em práticas de saque e despojo.

A resistência que os povos mantém frente a estas ações violatórias da vida e dos territórios são perseguidas e reprimidas mediante praticas de guerra militar, ideológica e judiciais promovida por todo o aparato do Estado. Poderia se dizer que Nossa América se encontra vivendo estratégias intervencionistas e de ingerência para exterminar os povos e seus processos organizativos, limitando ou negando as garantias e a democracia.

O assassinato, perseguição, mau trato e judicialização são ferramentas de agressão contra o movimento social e popular. A peseguição politica ao ex-presidente do Brasil, Lula da Silva, é um dos dos tantos casos que evidencia o alcance do poder desmedido da extrema direita para a apagar a possibilidade de um povo com verdadeiros representantes que garantam participação, autonomia, soberania e Bem Viver dos povos.

Desde a Cordinadora Nacional Agrária e do Congresso dos Povos, rechaçamos o tratamento político e a montagem judicial que vem se apresentando por parte do sistema de justiça do Governo do Brasil contra nosso companheiro Lula.da Silva. Nos solidarizamos e fazemos um chamado aos povos irmãos de Nossa América para exigir justiça e a liberação imediata de Lula, assim como de todas nossas presas e nossos presos políticos.

“Nossa luta tem mais sentido e é mais justa que os muros que nos impõem, sempre adiante em defesa da alegria e da esperança.”

Lula Livre!