São Paulo

Mais de dez estados realizaram ações de diálogo neste dia 24. Outros ainda se programam para ir para as ruas na terça-feira, 25, e o Mutirão Lula Livre acontece nos dias 29 e 30.

Comitês Lula Livre por todo o Brasil realizaram nesta segunda-feira, 24, o Dia Nacional de Agitação por Lula Livre, numa perspectiva de cobrar a análise do Habeas Corpus impetrado pela defesa no Supremo Tribunal Federal (STF) e a anulação do julgamento do ex-presidente. Ações aconteceram em mais de dez estados em todas as regiões do pais.

A tese da suspeição de Moro e sua perseguição política foi apresentada ao Supremo ainda em 2018, embora tenha sido reforçada pelos últimos acontecimentos de vazamentos de mensagens entre o ex-juiz Moro e o procurador do Ministério Público, Deltan Dallagnol, pelo site The Intercept. As ações desta segunda também cobraram a manutenção do Habeas Corpus na pauta da suprema corte.

“A última semana de junho mantém o debate por Lula Livre no centro da conjuntura. Tanto pelo sucesso do Dia Nacional de Agitação por Lula Livre, nesta segunda-feira, quanto pelas perspectivas de um número ainda maior de cidades que participarão do Mutirão Lula Livre no próximo sábado e domingo”, explica Renato Simões, do Comitê Nacional Lula Livre.

“É a semana das festas juninas no Nordeste e os comitês estaduais preparam um trabalho de massas com o Cordel e intervenções culturais nesta importante festa popular”, acrescenta Simões.

Diálogo intenso com a sociedade

Paraná, São Paulo, Rio de janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Pará e Roraima realizaram nesta segunda-feira intervenções em praças, faixaços, lulaços e atos em frente a prédios da Justiça. Outros estados ainda se programam para ir para as ruas na terça-feira, 25, a exemplo de Paraíba, Piauí Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Segundo Edvaldo de Souza, do Comitê Estadual Lula Livre do Mato Grosso, a panfletagem na praça Ipiranga, em Cuiabá, deixou a militância muito animada com o que ouviram da população cuiabana.

“Confirmamos o apoio da população, que acredita que o Lula é um preso político. Em outros momentos tínhamos mais rejeição, mas hoje recebemos muito apoio, principalmente quando apresentávamos o jornal tabloide e a pessoa tinha tempo para ouvir”, explicou Edvaldo em referência a ação de dialogo direto com a população.

Em Brasília, o Comitê Lula Livre DF estendeu uma faixa gigante em frente ao Ministério da Justiça, e realizaram faixaços nas vias de acesso oriundas das cidades satélites, no início do dia. A programação na capital federal encerrou com um “Boa Noite, presidente Lula”.

O já tradicional “Boa Noite, presidente Lula” da Praça da República, este em São Paulo capital incorporou também a defesa da liberdade para presos políticos de movimentos populares de luta por moradia, detidos nesta segunda-feira numa campanha de perseguição

O Comitê Ceará Lula Livre ocupou a Praça da Justiça, no Centro de Fortaleza, que tem sido o local que o movimento Lula Livre do Ceará escolheu, simbolicamente, para denunciar a injusta prisão de Lula. O ato de hoje contou com expressiva participação dos movimentos e forças políticas que integram o comitê Ceará Lula Livre.

No Paraná, no início da tarde desta segunda-feira, militantes que defendem a liberdade do ex-presidente Lula realizaram uma ação em frente ao Ministério Público Federal (MPF), em Curitiba, sede da Força Tarefa da Lava Jato.

Em pronunciamento num megafone, militantes pediam a saída do procurador Deltan Dallagnol e informaram que este era o primeiro recado ao MPF. Os manifestantes também dialogavam com a população que circulavam pela região central de Curitiba.

Confira em imagens as ações do Dia Nacional Lula Livre por todo o pais: