Fotos: Comitê Libérez Lula/Le Temps des cerises

Em sua última visita a Paris, Chico Buarque disse que a cidade é a capital europeia da resistência. Os fatos não têm desmentido a afirmação. Na última semana, a cidade-luz foi palco do pré-lançamento da edição em francês do livro a Verdade Vencerá, durante o festival do L’Humanité, também na capital francesa.

A edição final, que deve ir para as prateleiras entre janeiro e março do próximo ano, segundo a editora Les Temps des Cerises, é uma iniciativa do Comitê Libérez Lula. O grupo prepara uma grande festa de lançamento para a ocasião, afirma Solange Cidreira, membro do Comitê.

“La Verité Vaincra é um livro necessário, uma leitura urgente. Diante de uma perseguição política sem precedentes, Lula lançou um livro em conjunto com diversos colaboradores qualificadíssimos para contar a sua versão da história”, explica Cidreira.

O coração da obra no original são as 124 páginas, de um total de 216, que apresentam um retrato fiel do ex-presidente no presente contexto em formato de uma longa entrevista concedida aos jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, ao professor de relações internacionais Gilberto Maringoni e à editora Ivana Jinkings, fundadora e diretora da editora Boitempo. São horas de conversa divididas em três rodadas.

Entre os principais temas discutidos no livro, ganha destaque a análise inédita do ex-presidente sobre os bastidores políticos dos últimos anos e o que levou o Partido dos Trabalhadores a perder o poder após a reeleição de Dilma Rousseff. Lula também fala sobre as eleições de 2018 e suas perspectivas e esperanças para o País.

Organizada por Ivana Jinkings, com a colaboração de Gilberto Maringoni, Juca Kfouri e Maria Inês Nassif – e edição de Mauro Lopes –, a obra traz ainda textos de Eric Nepomuceno, Luis Fernando Verissimo, Luis Felipe Miguel e Rafael Valim.

Além disso, a edição é acrescida de uma cronologia da vida de Lula, organizada pelo jornalista Camilo Vannuchi, texto de capa do historiador Luiz Felipe de Alencastro e dois cadernos com fotos históricas, dos tempos no sindicato à presidência, passando pelas recentes caravanas e manifestações de rua.

Pré-lançamento

A edição tem francês traz introdução sobre a luta do Comitê Libérez Lula e de todos os comitês da resistência na França. “O livro servirá como base para as informações da campanha pela liberdade de Lula na Europa. Vamos fazer uma grande festa de lançamento impulsionada pela base militante da campanha que não para de ganhar novos adeptos. Sejamos a capital da resistência”, festeja Cidreira.

Siga o Comitê nas redes sociais:

 fb.me/ComiteNacionalLulaLivre

 twitter.com/ComiteLula

 instagram.com/lulalivre_oficial