O Coletivo Alvorada segue espalhando política através dos ventos da arte e da cultura. Uma ação contínua que mira mais nos corações, mas também nas mentes dos públicos. Várias têm sido as formas de manifestação artística em diversas intervenções que o Coletivo com sede em Minas Gerais tem promovido por Belo Horizonte, pelo estado e mesmo pelo país. A luta pela conformação na sociedade da inocência de Lula e o Fora Bolsonaro/Mourão são as pautas principais.

Em Belo Horizonte, o Coral Mil Vozes – Lula do Brasil aos poucos vai ganhando força. Foi criado ainda quando Lula estava preso e vem tendo uma boa repercussão: a ideia é chegar de surpresa em locais de grande circulação e entoar cânticos como “Tu Vens”, de Alceu Valença, ou o clássico “Olê Olá! Lula!”, deixando o burburinho após a intervenção. Tudo regido pelo Maestro Munish Prem, coordenador do Coletivo Alvorada.

“A gente precisa recuperar a questão afetiva do povo em relação a Lula para fortalecê-lo mais. Já realizamos ações no shopping, no centro, numa praça no Centro, na principal estação do metrô, mas também pelo interior em Carmópolis, Juiz de Fora, Itaguara e já em outros estados como em Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo”, explica o ator e diretor de teatro, que também executa uma performance solo sobre o aumento dos preços.

No Rio de Janeiro, já foram realizadas ações em diferentes formatos. Faixaços pelos pontos turísticos e nas favelas da cidade levaram a simbologia do “Fora Bolsonaro/Mourão”. O mais recente feito no RJ foi o Encontro de Gigantes, em que o Coral Mil Vozes – Lula do Brasil, encontrou o Lula Gigante, ação simbólica dos comitês Lula Livre Brasil Livre do Rio. “Estamos com esta nova mensagem principal: Lula do Brasil. É uma projeção de esperança”, explica Munish.

Em São Paulo, o Coral também já esteve presente, em intervenção na Praça da República, região central da cidade. Na ocasião, foi a vez do já consagrado Fabiano Leitão “TromPTista” reger as vozes. Ainda tem mais ações se desenrolando: são lives constantes no Canal do Alvorada no Youtube, agitações nas redes sociais e também uma cozinha solidária que distribui 400 marmitas diariamente. 

::: Leia também: Brasil Livre da intolerância e da violência: casos de violência LGBTfóbica e racial chocam o Brasil :::

O coletivo Alvorada, surgido em Belo Horizonte em meio à luta contra o golpe de 2016, reúne ativistas de esquerda na construção de ações de impacto nas ruas, nos shoppings, mercados e junto a outros movimentos populares.Um grupo de amigos que trabalha incansavelmente na produção de adesivos, bottons, faixas e camisetas com mensagens e dizeres em favor da democracia no país.