Arte: Equipe Lula

O programa Pauta Brasil recebeu Júlia Braga e Marcelo Manzano, com mediação de Artur Araújo, da Fundação Perseu Abramo, para discutir a crise econômica do país e suas consequências mais terríveis: o desemprego e a carestia.

Assista na íntegra e compartilhe!

“A gente tem uma inflação que é a maior do mundo porque a gente teve também nesta pandemia um processo de desvalorização cambial que veio junto e potencializou o boom de commodities que aconteceu no mundo inteiro”, analisa tecnicamente Juliana Braga, economista, professora associada da Universidade Federal Fluminense (UFF).

“São 20 milhões de pessoas desempregadas”, relaciona Marcelo Manzano, economista, pesquisador do Cesit/Instituto de Economia da Unicamp e assessor da Fundação Perseu Abramo. Ele continua: “6 milhões de pessoas estão desempregados há mais de um ano, o que é terrível na vida da pessoa, na família, na sua trajetória profissional. 3,8 milhões (maior que a população economicamente ativa da Bélgica ou Dinamarca) estão desempregados há mais de dois anos!”, enfatiza