Foto: Ricardo Stuckert

Em um evento em agosto, Steve Bannon, estrategista de políticos de direita pelo mundo e ligado à empresa de mineração de dados Cambrige Analytica, afirmou que Lula é “o esquerdista mais perigoso do planeta”. Ele ainda afirmou, no mesmo evento em agosto, que “Bolsonaro vai ganhar as eleições em 22, a menos que as máquinas o roubem”.

As declarações voltaram à tona através da coluna de Élio Gaspari, na Folha, e nós listamos aqui os reais motivos que estão por trás do “medo” de Bannon.

Entenda por que Lula dá tanto medo à direita:

1. Bannon faz parte do movimento populista de direita, por isso considera Lula, um líder popular de um país importante num continente estratégico, como seu principal inimigo;

2. Em 13 anos, a partir dos governos Lula e Dilma, o Brasil tirou 38 milhões de pessoas da faixa de extrema pobreza;

3. Segundo dados do Ipea, a renda dos 20% mais pobres cresceu em 84%, enquanto a renda média dos mais ricos cresceu 37%. Isso assusta os ricos!

4. Nos governos dos perigosos esquerdistas, mais de 42 milhões de pessoas adentraram a classe C, transformando a pirâmide social num losango;

5. Até 2016, o programa Bolsa Família atendeu 13,9 milhões de famílias, com gastos de apenas 0,47% do PIB;

6. Jovens nas universidades: no Governo Lula, as universidades brasileiras bateram recorde de matrículas de jovens, atingindo a marca de 8 milhões no total.

7. Foram criadas 18 novas universidades federais e 173 campus universitários e mais de 360 IF’s por todo o país, praticamente duplicando o número de alunos nas universidades públicas entre 2003 a 2014: de 505 mil para 932 mil.

8. De acordo com a pesquisa Pnad Contínua, os estudantes autodeclarados pretos e pardos corresponderam a 50,3% dos mais de 2,19 milhões de brasileiros matriculados em 2018, a maioria pela primeira vez.

9. Lula representa a esperança de um povo, por um projeto renovador de nação que coloque o pobre no orçamento, coloque o rico no imposto de renda e aponte para um combate sistemático às desigualdades!