Perdemos nesta sexta-feira, 03, o ator e ativista cultural Sérgio Mamberti. Sérgio, uma pessoa extremamente querida por todos que o conhecia, sempre esteve presente, desde o início de sua carreira há mais de 50 anos, nas grandes mobilizações decisivas para a construção de um Brasil igualitário e democrático, um Brasil Livre.

Ele nunca se furtou a participar das atividades políticas de todo o campo da esquerda quando a pauta era a defesa de seus sonhos. Em todo o tempo de resistência ao avanço do fascismo e na luta contra a perseguição política contra o ex-presidente Lula, Mamberti esteve na vanguarda dos artistas, participando de inúmeras atividades organizadas pelo Comitê Lula Livre.

Relembre esta participação memorável de Sérgio Mamberti em entrevista no Blog do Miro, quando o ator pôde refletir sobre a resistência da Cultura ao fascismo:

Leia abaixo a nota de pesar emitida por Lula a Mamberti:

Sérgio Mamberti foi um dos maiores atores da história do Brasil, além de escritor e diretor, um homem de teatro completo, e um ser humano de coração e generosidade imensas, sempre disposto a ajudar e lutar pela democracia, pela cultura, pelas causas sociais, a fazer o bem ao próximo. A sua contribuição para a cultura brasileira nos palcos, no cinema, na TV, na Funarte e no Ministério da Cultura, na construção de políticas públicas para as artes nacionais é imensa. Se o povo brasileiro o admirava pelo seu talento, quem o conhecia de perto o admirava pela sua humildade, carinho e inteligência.

Foi fundador e militante do PT e sempre esteve ao lado das causas dos povo brasileiro. Eu tive a honra de tê-lo como amigo e companheiro em tantos momentos ao longo de décadas, e jamais o esquecerei, e sei que o Brasil também jamais o esquecerá. Meus sentimentos e solidariedade aos filhos, familiares, amigos, companheiros e admiradores de Sérgio Mamberti.

Luiz Inácio Lula da Silva