O Comitê Nacional Lula Livre Brasil Livre impulsiona uma nova fase em torno da defesa de um projeto de nação, mantendo a vigilância em torno de qualquer ameaça antidemocrática contra Lula e contra o Brasil. Uma ampla unidade de forças sociais, entre movimentos populares, igrejas, partidos políticos, têm afinado o diálogo em torno da nova fase da Campanha, que conseguiu vitórias importantes no último período.

“Lula Livre Brasil Livre! Nós vamos continuar em vigília em relação aos processos que envolvem o ex-presidente Lula, nós vamos continuar denunciando o desmonte da economia promovido pela operação lava Jato e vamos continuar na luta por um Brasil livre da fome, do desemprego, da ameaça antidemocrática e por vacina em massa para todos os brasileiros”, declara Márcio Macedo, vice-presidente do Partido dos Trabalhadores.

De Norte a Sul do Brasil, a hora é de um diálogo mais amplo: a necessária construção de um Brasil Livre, da fome, livre do desemprego, das ameaças antidemocráticas e imperialistas. Esta nova fase induz a uma integração permanente ainda mais forte com as frentes de luta que congregam as forças populares, como a Frente Brasil Popular, a Frente Povo Sem Medo e a Campanha Fora Bolsonaro.

“Uma luta que já foi extremamente vitoriosa que uniu todas as forças da esquerda e eu penso que deva continuar por esse caminho. Lula Livre é, nas palavras de Walter Sorrentino, do Comitê Central do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), uma luta pra ser assegurada sempre, “mas agora mais do que nunca ela se imiscui com essa grande luta que travam os brasileiros pelo Brasil livre, da crise, da fome, da miséria, do desmonte nacional, da dependência atroz, da desmoralização nacional que o governo Bolsonaro está propiciando”, explica. “O PCdoB conclama a esta luta!”, coloca Sorrentino.

Unidade para as lutas

João Pedro Stédile, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), observa que “conseguimos, com toda essa luta dos últimos anos, libertar o companheiro Lula. Lula está livre, mas o Brasil não. Então agora nossa missão é termos Lula Livre e o Brasil também Livre. Livre da fome, livre desse insano genocida que já causou mais de 540 mil mortes, livre do desemprego e livre das desigualdades”. O dirigente conclama: “Nós mudaremos esse país com a força de todo o povo!”.

“Devemos permanecer alertas, atentos, mobilizados. Se faz muito importante a participação dos Comitês Lula Livre Brasil Livre nas manifestações do próximo sábado, 24J, por Fora Bolsonaro e tudo que ele representa”, aponta Valério Arcary, da direção do Partido Socialismo e Liberdade.

Um novo ciclo de lutas se apresenta para a classe trabalhadora com a retomada das manifestações de rua em todo país. Seguindo todos os protocolos de cuidado sanitário, o povo decidiu recolocar seu projeto de nação no centro da disputa.