Lançada nesta terça-feira, 15, a Ação Solidária aos Catadores do Brasil é uma iniciativa ligada ao Movimento Nacional dos Catadores e das Catadoras de Materiais Recicláveis (MNCR). Apesar da grave crise aprofundada pela pandemia de Covid-19, é na solidariedade que mora a esperança de sobrevivência para os mais de 1 milhão de trabalhadores deste setor.

Diversas iniciativas de solidariedade já estão sendo executadas pelos Comitês Lula Livre em todo Brasil, que agora se somam para ajudar os catadores e as catadoras. Através da plataforma Benfeitoria, será possível assinar um plano mensal de auxílio para estes trabalhadores tão importantes nas grandes cidades, seja numa perspectiva ambiental ou sócio-econômica.

Para a Claudete Costa, catadora no Rio de Janeiro e da coordenação nacional do MNCR, “o isolamento social complicou um pouco mais para os catadores e catadoras. Bateu o desespero geral: ‘como vamos sobreviver?’. Decidimos buscar apoio dos parceiros, poder público e também não-governamental, fizemos o boca a boca convocando o povo pra poder ser solidário e começamos ter condição de levar o mínimo, que é o arroz e feijão para muitas famílias”.

Ela conta que o primeiro ciclo da campanha, no ano de 2020, conseguiu atingir muita gente que passou a viver com a fome e insegurança alimentar. Agora, com novas ondas da Covid-19 no Brasil e retomada das restrições que afetam as cooperativas de catadores de materiais recicláveis, fez-se urgente mais um chamado à solidariedade.

O número de infecção entre catadores de materiais recicláveis parece pequeno em comparação com outros profissionais da limpeza pública. No entanto, é difícil se ter uma dimensão exata pela falta de testagem e notificação. A renda da categoria, por outro lado, diminuiu em torno de 50% em comparação com o período pré-pandemia.

Os materiais recicláveis possuem alto índice de contágio, situação que torna os catadores um grupo de risco, sendo recomendada a suspensão do trabalho de coleta seletiva e a paralisação dos serviços prestados pelas associações, cooperativas e catadores autônomos. Uma parte da categoria ficou até 7 meses paralisada no ano de 2020, por essa razão o mercado da reciclagem ficou desestabilizado.

Como doar

Para participar da campanha de solidariedade, basta acessar o site https://benfeitoria.com/solidariedadeaoscatadores (clique aqui) e escolher entre uma das categorias de auxílio para uma assinatura mensal. As faixas de apoio vão de R$ 10,00 por mês até 100,00 mensais.

O Comitê Nacional Lula Livre é parceiro impulsionador desta nova rodada de solidariedade aos catadores e às catadoras do Brasil. O ex-presidente Lula sempre esteve ao lado do Movimento de catadores, com respeito, reconhecimento e carinho especial pela categoria. Também apoiam a iniciativa a Ancat e a Unicatadores.