Foto: Ricardo Stuckert

Lula visitou um estaleiro no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (11), conversou com trabalhadores e não ficou nada satisfeito com o que ouviu. Os funcionários relataram o sucateamento de unidades e a dificuldade nas operações desde a Lava Jato.

“Nós, em pouco tempo, conseguimos criar uma indústria naval competitiva e poderosa. O Brasil poderia ter uma das maiores indústrias navais do mundo”, afirmou o ex-presidente.

“Quando descobrimos o pré-sal, tinha gente que não acreditava que conseguiríamos explorar. E conseguimos tirar petróleo a 7 mil metros de profundidade. Já visitei tantos estaleiros ao longo da minha vida, mas hoje volto ao Rio com tristeza vendo o desmonte da indústria naval”, ressaltou.

Lula continuou a criticar o atual momento do país. “Deixamos de ser grandes pra voltar a ser pequenos. Deixamos de produzir conteúdo nacional pra virar vira-lata de outras economias. Temos engenharia, tecnologia e mão de obra qualificada. Apenas no estado do Rio de Janeiro, a indústria naval tinha 33 mil trabalhadores. Hoje, são 7 mil”, lamentou.

“Quero mandar um recado aos trabalhadores da indústria naval: não deixem destruírem o que vocês construíram. São 15 milhões de brasileiros desempregados. A gente tem que reagir e defender esse país. O Brasil não é do Bolsonaro”, disse Lula.

Responsabilidade

O ex-presidente destacou, ainda, que o governo de Jair Bolsonaro é responsável pelo cenário de dificuldades. “Os trabalhadores construíram. O governo incentivou, mas vocês construíram. Quem perde é o povo trabalhador. Ou a gente reage e defende o país, que não é de Bolsonaro, banqueiro, fazendeiro. Está na hora de a gente dizer: deixem alguém governar esse país com competência. Americanos nunca aceitaram a ideia de partilha, de fundo social. Um outro Brasil é possível”, afirmou.

“A Petrobras não é apenas uma empresa de petróleo. É importante para o desenvolvimento nacional. Ela investe muito em pesquisa e pode ajudar outras indústrias, como a de óleo e gás e a indústria naval”, relatou.

::: Confira também: Assista: interferência na soberania brasileira através da Lava Jato é questionada nos EUA :::

“O país só será rico quando o povo tiver dinheiro, não é quando o empresário tiver dinheiro… Aí a gente consegue gerando emprego, salário”, completou o ex-presidente.