Foto: Ricardo Stuckert

Em entrevista concedida à Folha de Pernambuco, na última quarta-feira, 19, o ex-presidente Lula debateu sobre as perspectivas para o enfrentamento à pandemia, discutindo o papel da CPI do Genocídio, instalada no Senado. Em diálogo com os jornalistas Renata Bezerra de Melo e Jota Batista, Lula também tocou nos temas políticos, entre eles sua função em ampliar o diálogo nacional para derrotar Bolsonaro e o bolsonarismo.

“Brigar por liberdade é brigar pelo direito de todo mundo ter acesso à vacina”, defende Lula, fazendo referência ao trabalhador “que tem que pegar ônibus lotado todo dia sem estar vacinado e protegido”. “O presidente tem responsabilidade direta pela morte dessas pessoas, pelo descaso do governo”, denuncia o ex-presidente.

Lula tem agido para a abertura do diálogo na política, com encontros com lideranças de diversas matizes. Para a próxima semana, Lula receberá os movimentos sociais, centrais sindicais e intelectuais. “Semana passada em Brasília falei com mais de 60 políticos, de vários partidos. Semana que vem vou conversar com os movimentos sociais, intelectuais e com o movimento sindical. Quero conversar muito. Quem faz política conversa”.