O advogado criminalista Nythalmar Filho, do Rio de Janeiro, está prestes a fechar acordo de delação premiada com a PGR (Procuradoria-Geral da República). A colaboração deve ter como foco o juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro, e procuradores que atuaram na Operação Lava Jato no estado.

Os relatos de Nythalmar, segundo pessoas familiarizadas com as negociações na PGR, revelariam uma forma de atuar de Bretas em aliança com procuradores que repetiriam os métodos de Sergio Moro no Paraná.

(…) As mensagens hackeadas entre Moro e procuradores foram citadas no julgamento do ex-juiz, embora não integrassem o processo por serem provas ilegais. As que Nythalmar deve apresentar seriam legais, pois são de seu próprio arquivo.

::: Leia também: Defesa de Lula exige suspeição de Procuradores que atuaram com a Lava Jato no “caso” dos caças suíços :::

No julgamento de Moro, em março, o ministro Gilmar Mendes citou Nythalmar, considerado “homem-bomba” da Lava Jato do Rio. Mendes disse que “o que se fala em torno dessa 7ª Vara é de corar frade de pedra”. Bretas afirmou que tem “consciência tranquila da lisura do trabalho ali desempenhado”.

Do Diário do Centro do Mundo.