A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou ao juiz Luiz Antonio Bonat, da 13º Vara Federal do Paraná, uma petição demonstrando que a nova denúncia feita pelos procuradores da Lava Jato contra Lula, ainda assinada por Deltan Dallagnol, não pode ser julgada em Curitiba por não ter, mesmo na hipótese acusatória, qualquer relação com a Petrobrás.

A manifestação da defesa reafirma a inocência do ex-presidente, a legalidade das doações feitas ao Instituto Lula, que foram registradas, declaradas e feitas anos depois de Lula deixar a presidência, e que o ex-presidente não pode ser confundido com a pessoa jurídica do Instituto Lula.

Essas questões e outras relativas à denúncia sequer seriam de competência de julgamento da Lava Jato de Curitiba por não terem relação alguma com contratos na Petrobrás, como exposto até na peça de acusação e depoimentos de delatores sobre a suposta planilha “Italiano”, que o Supremo Tribunal Federal já julgou não ser da competência da 13º Vara Federal do Paraná.

A Lava Jato de Curitiba segue obcecada em sua perseguição contra Lula, mesmo desacreditada por processo com condenações por “atos indeterminados”.