O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Sérgio Kukina determinou que o  Ministério da Justiça e Segurança Pública informe se houve pedidos de cooperação internacional entre Brasil e Estados Unidos relacionados a ações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O pedido de informações se refere às seis ações penais contra Lula na operação Lava Jato e mesmo após o próprio procurador norte-americano Kenneth Blanco ter anunciado em uma conferência realizada em Nova York, em 2017  que a “relação construída a base de confiança  permite que promotores e agentes tenham comunicação direta quanto às provas dado o relacionamento íntimo.”  ao falar sobre a relação com a Operação Lava Jato é importante ter a confirmação através do Ministério da Justiça.

Segundo os advogados, as tratativas teriam envolvido o auxílio do FBI para que procuradores quebrassem a criptografia do sistema de pagamentos de propina da empreiteira Odebrecht. Para a defesa, há suspeita de que isso ocorreu sem o procedimento padrão, definido em tratados internacionais. 

Responsável pela defesa do ex-presidente, o advogado Cristiano Zanin Martins afirmou que “essa decisão do STJ é muito importante porque, de um lado, reconhece a legitimidade do uso da técnica da investigação defensiva que elegemos, e, de outro lado, poderá reforçar que houve ilicitude na cooperação realizada entre a Lava Jato e as autoridades norte-americanas nos processos envolvendo o ex-presidente Lula”.