Nesta terça-feira, 9, completa-se um ano do início do desmascaramento da Lava Jato, numa série de vazamentos de mensagens de texto trocadas por Moro e a equipe de procuradores da operação. A série, produzida inicialmente pelo The Intercept Brasil e compartilhada depois com diversos veículos de imprensa, ganhou o nome de Vaza Jato e escancarou para o mundo aquilo que Lula e sua defesa já denunciava: Moro perseguiu o ex-presidente para garantir a eleição de Jair Bolsonaro.

Em mensagens trocadas pelo aplicativo Telegram, mais tarde reveladas pela Vaza Jato, é possível ter certeza da trajetória trilhada por Moro em sua sede por poder.

Primeiro ele condenou Lula sem provas para tirá-lo da disputa presidencial. Depois, ganhou em troca um cargo de ministro no governo que ajudou a eleger. Essa conduta causou espanto até nos procuradores da Lava Jato, como mostram as mensagens. Confira nos vídeos exclusivos.

Escalada de Moro pelo poder
Esposa de Moro não conteve a alegria de uma vitória que também era sua

Crimes e erros de conduta processual ficam latentes nas escandalosas mensagens reveladas. Moro viola o sistema acusatório e se torna juiz e acusador ao mesmo tempo, algo não permitido no Direito praticado no Brasil. Ele indica provas a serem usadas e também solicita que o Ministério Público emita notas contra Lula em pleno processo eleitoral.

Moro solicita intervenção política do MPF
Moro viola sistema acusatório

Ao longo do dia, vamos relembrar os crimes revelados pela Vaza Jato, o maior escândalo judicial dos últimos tempos no país, e que, levados em consideração pelas autoridades, deve resultar na suspeição do ex-juiz em processo que está em análise pelo Supremo Tribunal Federal (STF), através de habeas corpus impetrado pela defesa do ex-presidente.

Ajude a anular os processos de Lula. Assine e compartilhe o abaixo-assinado https://lulalivre.org.br/abaixo-assinado/anulacaojulgamento/