A Campanha Lula Livre continua a todo vapor, pois o ex-presidente segue vítima de intensa perseguição judicial, já tendo sido ilegal e injustamente condenado em primeira instância (em dois processos, um desses é o do sítio) e em segunda instância (em um processo).

Campanha permanece  em todas as regiões do país, porque apenas com diálogo, mobilização e organização Lula terá os seus direitos garantidos e a sua plena liberdade.

A próxima meta da Campanha é aprovar a suspeição de Moro no Supremo Tribunal Federal. O habeas corpus aguarda votação. A sua suspeição é irrefutável, e tem como consequência a nulidade absoluta do processo, na forma prevista no inciso IV, do artigo 254, c/c inciso I, do artigo 564, ambos do Código de Processo Penal.

Por isso é preciso apoiar a campanha através de contribuição financeira solidária para ajudar a garantir vídeos, jornais, panfletos, atividades, festivais etc.

Leia o manifesto da Campanha: Lula Livre: A luta continua!

Apoio faz diferença

Ao longo da história, a organização da população civil em campanhas para arrecadação de recursos financiou movimentos importantes gerando mudanças sociais práticas.

É o caso da campanha pelo fim do Apartheid, na África do Sul, a Ação da Cidadania Contra a Fome, do sociólogo Betinho, e os atletas de Corinthians e Palmeiras, que jogaram no Pacaembu, antes de comício de Carlos Prestes para arrecadar dinheiro para ações políticas.

O time do Parque São Jorge continuou a tradição e capitaneou a luta contra a ditadura militar através do movimento Democracia Corintiana nos anos 80, com a atuação de jogadores como Sócrates e Casagrande. O esquete ia a campo com faixas pedindo o retorno da Democracia e de apoio às Diretas.

Mas outros times também se impuseram. Em 1976, os colorados vaiaram a polícia militar, que impediu que se respeitasse um minuto de silêncio a João Goulart, seu ex-jogador da base e presidente deposto pelo golpe. Em 1984, meses depois que torcedores de Vasco e Fluminense abafaram o hino nacional com os gritos de ‘Diretas Já’ na final do Brasileirão, tricolores e flamenguistas apontavam que Tancredo Neves era a solução, durante a decisão da Taça Guanabara.

Já atleticanos e cruzeirenses gritaram em uníssono o nome de Tancredo em um clássico, às vésperas do dia da posse do primeiro presidente civil em 21 anos, que estava internado em estado grave.

África do Sul

Mandela já contava com uma popularidade surpreendente antes de ser preso em 1964, porém seu encarceramento o converteu em símbolo da luta contra o apartheid. Ele foi o líder da resistência negra por excelência e sua fama ultrapassou fronteiras. Recusou-se terminantemente a comprometer sua posição política para obter a sua liberdade.

Apesar das tentativas do governo racista de enquadrá-lo como terrorista, a opinião pública não acreditou nas mentiras do regime, e Mandela conquistou a solidariedade internacional. Nos anos 80, uma grande campanha internacional de arrecadação de recursos para a luta contra o Apartheid na África do Sul foi iniciada. Vinte e oito anos após ser preso, Mandela é libertado e logo após, eleito presidente do país.

Depois de se retirar da política, ocupou-se da arrecadação de dinheiro para construir escolas e clínicas no coração rural da África do Sul por meio de sua fundação e servindo como mediador na guerra civil do Burundi. Além de defender a paz e a igualdade em escala nacional e global, durante seus últimos anos de vida, Mandela continuou comprometido com a luta contra a aids.

Organização da sociedade

Assine o abaixo-assinado para anular os processos contra Lula

O Idis (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social) entre agosto de 2016 e julho de 2017 indicou que as camadas mais ricas contam com a maior população relativa praticando doações, mas as camadas não tão ricas doam bastante e, proporcionalmente, dedicam uma fatia maior de sua renda para doações: entre a população com renda familiar anual de até R$ 10 mil, 71% também doou alguma quantia no período pesquisado.

As inciativas em defesa da democracia cumprem o papel de lidar com questões que todos os governos precisam resolver. Pela relevância das atividades que desenvolvem, geralmente complementares às do poder público, as iniciativas se popularizaram e garantiram um espaço permanente na sociedade.

E não é à toa: de modo geral, contam com pessoas profundamente engajadas com questões socialmente relevantes fortalecendo a busca por soluções para desafios sociais.

É por isso que todo apoio conta na luta pelo restabelecimento da liberdade real do ex-presidente Lula através da anulação dos julgamentos injustos aos quais foi submetido.

A saída da prisão ainda não foi a conquista da plena liberdade; Lula permanece ameaçado. Enquanto persistir esta situação, terá continuidade a Campanha Lula Livre, da qual seguem participando apoiadores e também opositores dos governos e das posições políticas do ex-presidente, milhões de brasileiros e brasileiras que percebem que a luta pela soberania nacional, pelos direitos do nosso povo e pelas liberdades democrática é indissociável da luta pela completa liberdade de Lula.

Contribua. Clique Aqui

Acompanhe também as nossas redes:

 fb.me/ComiteNacionalLulaLivre

 twitter.com/ComiteLula

 instagram.com/lulalivre_oficial