Movimentos populares, partidos de oposição e frentes de esquerda realizam nesta terça-feira ,5, atos em defesa da democracia, por Justiça e contra o governo Jair Bolsonaro.

Organizado pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, entidades sindicais e movimentos estudantis o ato ganhou as redes sociais com a #5NcontraAI5

Os manifestantes questionam recente declaração do deputado federal Eduardo Bolsonaro que sugeriu a promulgação de um novo AI-5.

O Ato Institucional número 5, foi editado em 1968 e resultou em perseguições políticas, censura, fechamento do Congresso, endurecimento da repressão e institucionalizou torturas e assassinatos.

Além da defesa da ditadura, os manifestantes questionam os “ataques aos servidores públicos e a tentativa de extinguir o Sistema Único de Saúde (SUS) – essencial para a classe trabalhadora e os mais pobres”.

Também criticam as tentativas de privatização das escolas e universidades públicas e a perseguição aos professores. Além das tentativas de reduzir os direitos dos servidores públicos.

Outro ponto levantado pelos organizadores do ato está os recentes indícios de participação do presidente no assassinato da vereadora carioca Marielle Franco (PSOL) e do motorista, Anderson Gomes, no 14 de março de 2018.

Confira as cidades onde estão programados os atos:

Faça parte desta luta. Assine por Lula Livre você também!

Siga o Comitê nas redes sociais:

 fb.me/ComiteNacionalLulaLivre

 twitter.com/ComiteLula

 instagram.com/lulalivre_oficial