O estado que o ex-presidente nasceu, Pernambuco, preparou uma agenda para comemorar o aniversário do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que vai contar com barqueada e até uma comemoração especial na cidade natal dele. Em Caetés, a atividade “A estrela nasceu aqui” vai relembrar a sua vida e da família.

Tem muita coisa acontecendo no Recife, capital do Estado. De manhã tem bicicletada. Na parte da tarde, sai cortejo de maracatu em direção ao Marco Zero e lá estarão sendo suspensas pipas gigantes com os dizeres “Lula Livre”.

No Armazém do campo vai ter um momento com atrações culturais, uma feijoada Lula Livre e será cantado um dos parabéns do Lula. A intenção inicial era atingir 74 lugares comemorando neste domingo, pela simbologia dos 74 anos do ex-presidente. Mas até aqui, já passam de cem localidades no Brasil e pelo mundo.

Conhecida como a Veneza brasileira devido aos seus rios ao longo da cidade, o Recife vai receber um ato no mínimo inusitado. “Vamos ter uma barqueata que vai sair às 9:00 do Jardim Baobá e vai até o Armazém do Campo”, explica Paulo Mansan, do Comitê Pernambucano Lula Livre.

Serão 25 barcos percorrendo os rios da capital com simbologias pedindo liberdade e justiça para Lula. A manifestação também culmina no Armazém do Campo, do MST, na rua da Moeda.

Em Olinda, como não poderia deixar de ser, a atividade de celebração será um bloco de carnaval “Parabéns, presidente!”, com concentração 14h no bairro do Varadouro.

Confira: