Análise do professor Fabio Sá e Silva relembra a interferência do Ministério Público e de instâncias do judiciário no escândalo da negativa à entrevista de Lula antes da eleição

O 1º áudio divulgado pelo The Intercept Brasil faz mais que mostrar a autenticidade do material disponibilizado ao site pela fonte. Ele nos recorda de um dos maiores escândalos judiciários da história recente

O pedido de entrevista a Lula é indeferido por juízes de instâncias inferiores e vai ao STF. No STF, recebe liminar de Lewandovski, juiz natural do caso por ter sido o relator de ação em que se discutia liberdade de imprensa e impossibilidade de censura

O Partido Novo utiliza um recurso incabível para levar o caso ao presidente do Tribunal. O presidente é o Toffoli, mas Toffoli está dando uma palestra em algum lugar do país. Fux então “mata no peito”, puxa o processo para si (mais uma vez ilegalmente) e cassa a liminar de Lewandovski.

Toffoli retorna ao Tribunal e, para piorar ainda mais as coisas, mantém a decisão ilegal de Fux. Ele só cassaria essa própria decisão no episódio de censura levado a efeito por Alexandre de Moraes contra O Antagonista (na verdade a Revista Crusoé).

Ou seja, contra Lula praticaram-se ilegalidades em série até que estas incidiram sobre O Antagonista; apenas aí é que pesaram sobre a consciência das nossas elites.

E, hoje se sabe, tudo começou com procuradores liderados por Deltan M. Dallagnol, receosos de que a entrevista pudesse eleger Haddad e que “rezavam” para que “algum milagre acontecessem”. Procuradores que agiram politicamente, violaram suas atribuições, e hoje morrem abraçados exatamente a O Antagonista.

Confira a publicação do The Intercept Brasil:

ÁUDIO INÉDITO: Deltan comemora proibição de entrevista de Lula

Há um mês, o Intercept iniciou uma série de reportagens que mudaram para sempre a história da operação Lava Jato, de seus procuradores e do ex-juiz e atual ministro de Jair Bolsonaro, Sergio Moro.

Por Fábio Sá e Silva
Publicado originalmente no Facebook