Dia 30 de maio pode ser maior

15 de maio ficou conhecido como “Tsunami da Educação” em todo o país; UNE convoca nova mobilização para o dia 30/5

A UNE estima que cerca de 1,5 milhão de pessoas estiveram nas ruas em todo país, durante todo o dia 15 de maio “Dia Nacional em defesa da Educação”. De acordo com levantamento da entidade, todas as universidades federais e institutos federais paralisaram suas atividades contra os cortes anunciados pelo Ministério da Educação.

Os atos aconteceram nos 26 estados e no DF. Em 65 cidades do país aconteceram manifestações, incluindo todas as capitais. “A resposta aos cortes na educação e ao projeto do governo veio imensa e das ruas. Esse 15 de maio é histórico e usando o termo que Bolsonaro se referiu: é o “Tsunami” da Educação. E não recuaremos enquanto a medida não for revogada”, declarou Marianna Dias, presidenta da UNE.

Enquanto os atos tomavam o Brasil, o ministro da educação Abraham Weintraub foi convocado pela Câmara dos Deputados a prestar esclarecimentos sobre os cortes que vão afetar o funcionamento de todas as instituições de ensino federais e milhares de estudantes.

Para continuar pressionando a entidade já divulgou a data da próxima manifestação: dia 30 de maio. A UNE afirma que o corte de 30% no orçamento do setor é um dos piores ataques a educação pública a história recente.

Fonte: União Nacional dos Estudantes