Fotos: Coletivo Camisetaço Lula Livre

A iniciativa de organizar o Festival Lula Livre em Guarabira, na Paraíba, sexta-feira, 17, partiu do “Coletivo Camisetaço Lula Livre” no Centro de Humanidades do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O grupo é composto por mais de 100 pessoas entre estudantes, professores e funcionários que acreditam que as políticas educacionais desenvolvidas pelo presidente Lula foram e são muito importantes para o acesso de filhas e filhos de trabalhadores que estudam nesta instituição. Eles fizeram um grande mutirão de preparação nesta quinta-feira, 16.

Segundo o coletivo, os programas dos governos do Partidos dos Trabalhadores impactaram diretamente no acesso dos estudantes do interior do Nordeste as universidades. “Para nós do Coletivo Camisetaço Lula Livre defender o ex-presidente Lula é defender as políticas sociais e de educação nacional. Lula para nós é um símbolo de resistência e de possibilidade de uma vida justa e digna para diversas pessoas da classe trabalhadora”, explicou a professora do departamento de Educação que ministra Política Educacional no curso de Pedagogia da instituição.

Leia mais:

Bolsonaro diz que prometeu vaga do STF a Sergio Moro

Rio Grande do Norte inova na defesa do ex-presidente Lula

Um relato emocionante da Vigília Lula Livre

O festival já se tornou um evento de representação das esquerdas no Brejo Paraibano, o quê, de acordo com o grupo, tem uma forte simbologia, pois remete a força e a luta das Ligas Camponesas, que durante o período da Ditadura Militar foi símbolo de resistência popular contra a repressão. “Inclusive foi na praça da Matriz de Guarabira, onde será o festival, que em um dia histórico Lula discursou com Elisabete Teixeira e demais companheiros em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e pela luta pela terra. “Este Festival Lula Livre é político, é resistência e ainda é história”, completa a professora.

A professora participa da organização do evento, que segue durante todo o dia até o fim da noite, e da coordenação do Coletivo Camisetaço Lula Livre, juntamente com o professor Agassis Almeida Filho, chefe do departamento de Direito da UEPB, também localizado no Campus de Guarabira. Integra também a coordenação colegiada com a liderança estudantil, Najila Larissa Martins Patrício, do curso de direito. Eles também fazem parte do Comitê Estadual Lula Livre.

Confira a Programação:

Esquenta na universidade

Ação na praça da Matriz de Guarabira hoje

Oficina de camisas Lula Livre

TAGS: