A prefeitura de Paris decidiu nesta quinta-feira (3) conceder o título de cidadão honorário ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde abril do ano passado na sede da Polícia Federal (PF) em Curitiba. A menção honrosa, aprovada nesta tarde pelos membros do Conselho de Paris – órgão equivalente à Câmara de Vereadores– é concedida pelo compromisso do ex-presidente com a redução das “desigualdades sociais e econômicas” no Brasil.

Esse compromisso “permitiu que quase 30 milhões de brasileiros saíssem da extrema pobreza e acessassem direitos e serviços essenciais”, afirmou a prefeita de Paris, a socialista Anne Hidalgo, em comunicado.

“Lula se destacou por uma política proativa de combate às discriminações raciais especialmente marcadas no Brasil”, acrescenta a prefeita, dizendo que “por meio de seu compromisso político, todos os defensores da democracia no Brasil são atacados”.

Lula, de 73 anos, governou o Brasil de 2003 a 2010 e cumpre oito anos e dez meses de prisão por corrupção. Ele foi condenado após uma investigação da Operação Lava Jato atualmente questionada. Ele continua reivindicando sua inocência.

A agência AFP recorda que o ex-presidente de esquerda sempre afirmou ser vítima de uma conspiração política para impedi-lo de voltar ao poder enquanto era o favorito da eleição presidencial de outubro de 2018, que viu a vitória do candidato de extrema direita Jair Bolsonaro.

TAGS: