O jornalista norte-americano e editor do Intercept Glenn Greenwald foi ovacionado em evento organizado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e apoiado por outras dez entidades da sociedade nesta terça-feira, 30, no Rio de Janeiro. Mais de mil pessoas de espremeram no teatro da associação, enquanto cerca de duas mil assistiam aos discursos do lado de fora para demonstrar apoio aos jornalistas do The Intercept, capitaneados por Greenwald.

O editor é alvo de perseguições e intimidações por conta das revelações trazidas a público a partir de arquivos, por ele recebido de fonte anônima, com transcrições de conversas, via o aplicativo Telegram, entre procuradores da República, juízes e delegados federais ligados à Força Tarefa da Operação Lava Jato, em Curitiba.

Segundo o presidente da ABI, Paulo Jerônimo Sousa, se preciso for a entidade recorrerá judicialmente para garantir a integridade de Greenwald e o seu direito ao livre exercício da profissão.

Participaram do ato a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Comissão Arns de Direitos Humanos, o Clube de Engenharia, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), a Federação Única dos Petroleiros (FUP), a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), a Associação de Juízes pela Democracia, a Comissão de Juristas pela Liberdade de Imprensa, Coletivo de Defensoras e Defensores pela Democracia, o Movimento MP-Transforma, a União Nacional dos Estudantes (UNE), além de representantes do PSOL, PT, PDT, PCdoB e PCB.

Também estiveram presentes artistas como Camila Pitanga, Wagner Moura, Renata Sorrah, Zélia Duncan, Marcelo D2 e Maria Gadu, entre outros.

A ABI, com a ajuda da FUP, colocou um telão no hall de entrada do prédio para atender o público que ficou do lado de fora por conta da lotação do auditório. Além do telão, o evento também foi transmitido ao vivo pela internet e está disponível no site: www.abi.org.br e na página da entidade página no Facebook.

Confira:

https://web.facebook.com/associacaobrasileiradeimprensa/videos/393985214807028/

Siga o Comitê nas redes sociais:

 fb.me/ComiteNacionalLulaLivre

 twitter.com/ComiteLula

 instagram.com/lulalivre_oficial

 youtube.com/channel/UC5qmwZEv3I8ESuhZIj398Mw?view_as=subscriber