As intervenções deste fim de semana foram articuladas em nível regional, durante o 2º Mutirão Lula Livre

Pra quem vinha pela Rodovia Dutra este final de semana, na altura de São José dos Campos, ou no Sul Fluminense, em direção a Volta Redonda, intervenções visuais nos principais viadutos chamavam a atenção. Eram “Faixaços Gigantes” pedindo a liberdade de Lula em função de sua condenação guiada politicamente.

As intervenções deste fim de semana foram articuladas interestadualmente através do grupo Lula Live Nacional, por iniciativa do Comitê de Coletivos pela Democracia e por Lula Livre (CCD-LL), que reúne coletivos de São Paulo. Também no sábado, foram hasteadas faixas por Lula Livre nos viadutos das principais avenidas de Porto Alegre.

“Essa articulação surgiu espontaneamente pra que a gente pudesse criar e planejar juntos ações nacionais e essa foi a nossa primeira. Escolhemos a estrada pra poder sair da cidade, que naquele dia também abrigava as concentrações direitistas”, explica Moniquinha, do CCD-LL.

A ação dos Faixaços Gigantes este fim de semana fez parte do Mutirão Lula Livre, que acontece todo último final de semana do mês, para levar para a população por meio do trabalho de base, da arte e da cultura os motivos políticos da condenação injusta de Lula. O Mutirão deste 29 e 30 de junho foi o momento de lançamento nas ruas do abaixo-assinado por Lula Livre.

Assine aqui o abaixo-assinado pela anulação das condenações de Lula!

Uma ideia de coragem

Moniquinha conta que a ideia dos Faixaços Gigantes vieram após a divulgação da primeira entrevista concedida pelo ex-presidente Lula de dentro da prisão. Ela relata que a altivez, clareza de ideias e coragem de Lula ao falar inspiraram o coletivo a também se encorajar e ocupar o espaço urbano.

“Há muito tempo que a gente não o ouvia e quando Lula vem com aquela clareza, aquela coragem gigantesca, nós pensamos: a militância precisa responder desta mesma maneira. Mostrar pro Lula que a gente entendeu e que nós temos também essa coragem“, relata emotivamente.

A primeira vez foi estendendo uma bandeira gigante com o rosto do ex-presidente no viaduto da Santa Efigênia e outros dois pontos da capital paulista. Após esta, a iniciativa vem se repetindo com sucesso, como foi no caso dos dias que antecederam a Greve Geral de junho e o Festival Lula Livre.

As faixas agregam outras pautas daqueles que lutam por Lula Livre, como a defesa da aposentadoria, a memória de Marielle, a soberania nacional.

Mais iniciativas de ocupação visual do espaço urbano também aconteceram em Belo Horizonte, onde casa têm seus muros pintados com a face do Lula. Em Buenos Aires, na Argentina, a arte e intervenção visual já fizeram parte da luta por Lula Livre, quando o artista de rua, Claudio Papillion pintou a imagem de Lula numa rua da cidade, em maio deste ano.

BH