Na última semana, o ex-presidente Lula foi vítima de uma série de ataques do gabinete do ódio, que segue espalhando mentiras e tentando manipular a população contra o petista. Torna-se cada vez mais imperativo o compromisso com a verdade e o cuidado ao repassar informações que pipocam nos grupos de Whatsapp.

Verificamos algumas delas. Espalhe a verdade!

Não é verdade que Lula se encontrou com Eduardo Cunha na última terça-feira, 04. Circulou nas redes sociais uma montagem em que Lula aparece de máscara ao lado do ex-deputado, algoz do golpe de 2016, Eduardo Cunha, numa suposta conversa sobre alianças para 2022. A mensagem chegou a ser marcada como “Encaminhada com frequência” pela plataforma, o que indica o alto índice de circulação do conteúdo.

É FAKE! A imagem foi nitidamente manipulada.

Circulou também pelas redes sociais uma foto do ex-presidente desembarcando de um jatinho. De acordo com a legenda da publicação, o registro mostraria o político ao chegar a Brasília recentemente. O texto diz que, por não usar um avião comercial ao viajar, ele estaria se escondendo da imprensa e do povo.

Imagem de 2017 circula como atual fora de contexto e com ataques a Lula.

A informação analisada é falsa. A foto não foi tirada recentemente, e também não mostra uma viagem de Lula a Brasília. O fotógrafo Heuler Andrey, da AFP, fez o registro em 10 de maio de 2017, quando o ex-presidente viajou a Curitiba (PR).

::: Leia também: Remédio pra fakenews é verdade e justiça: Regina Duarte é obrigada a se retratar :::

Com informações da Agência Lupa.