#LulaInocente: STF reafirma Moro incompetente e Lula poderá disputar eleições em 2022
O Supremo Tribunal Federal (STF) reafirmou a decisão do ministro Edson Fachin que anulou todos os processos conduzidos por Moro contra Lula no âmbito da chamada Lava Jato. Agora, Lula goza da plenitude de seus direitos civis e políticos, é inocente e poderá, neste contexto, disputar as eleições presidenciais de 2022.
Por 8 votos a 3, o Supremo definiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba não tinha competência territorial sobre os casos do Triplex, do Sítio de Atibaia e do suposto terreno do Instituto Lula, que devem então ser remetidos à Justiça Federal do Distrito Federal.
Para diversos especialistas, esta condição jurídica não poderá ser revertida a tempo de tornar Lula inelegível para as próximas eleições presidenciais. Lula, sem condenações, portanto inocente, é um cidadão apto para se candidatar novamente à Presidência em 2022.
A Campanha Lula Livre mantém o Alerta para a militância, que realizou uma série de atos simbólicos nas últimas semanas para pressionar contra qualquer retrocesso. Na próxima sessão plenária do STF, na quinta-feira, 22, a Corte deverá retomar a decisão da Segunda Turma que declarou Moro suspeito nos processos contra Lula.