Nesta segunda-feira, 15, o ex-presidente Lula esteve na sede do Parlamento Europeu em Bruxelas, capital da Bélgica, para participar de um evento promovido pelo bloco social-democrata.

O encontro reuniu, além de Lula, líderes de toda Europa e América Latina. O objetivo foi discutir maneiras de superação da crise gerada pela pandemia da COVID-19 a partir de uma agenda progressista.

A fim do encontro, Lula palestrou e foi ovacionado de pé por todos os presentes.

CONFIRA ABAIXO OS 10 MELHORES MOMENTOS DO DISCURSO:

1.”Vivemos em um planeta que tenta a todo momento nos alertar de que precisamos de novas atitudes e de uns dos outros para sobreviver.”

2. “Não nasci otimista – aprendi a ser. Porque vi em vários momentos da minha vida o quanto um ser humano é capaz de realizar, e o quanto um povo é capaz de construir”

3. “Digo com total convicção: o Brasil tem jeito. Sei disso porque num passado muito recente nós fomos capazes de reconstruir e transformar o país, e temos plena capacidade de reconstrui-lo outra vez”

4. “A verdade é que não é possível sermos felizes enquanto milhões de crianças ao redor do mundo vão dormir esta noite com fome, e acordarão amanhã sem saber se terão o que comer.”

5. “A luta pela preservação do meio ambiente para mim é indissociável da luta contra a pobreza e por um mundo menos desigual e mais justo.”

6. “Eu estou aqui para dizer outra vez a vocês e ao mundo: o Brasil tem jeito. Porque ele é muito maior do que qualquer um que tente destruí-lo.

7. “O mundo precisa de amor e nao de ódio”

8. “O Brasil voltará a ser uma força positiva no mundo. Voltaremos a ser criadores de políticas públicas capazes de mudar para melhor o nosso planeta”

9. “É possível construir uma economia justa, sem a destruição do meio ambiente e livre da exploração desumana da força de trabalho”

10. “Acreditamos em um mundo cada vez mais plural, unido em torno de valores como solidariedade, cooperação, humanismo e justiça social. Acreditamos numa nova governança mundial, começando pela ampliação do Conselho de Segurança da ONU, e vamos continuar lutando por ela. Podemos ser felizes juntos. E seremos”

Assim como ao final de seu de seu discurso o ex-presidente já havia sido aplaudido de pé em sua chegada ao Parlamento, veja:

CLIQUE AQUI PARA LER O DISCURSO NA ÍNTEGRA

Compartilhe as imagens com algumas falas de Lula: