Neste 29 de outubro Romualdo Rosário da Costa, o Mestre Môa, completaria 67 anos. Para eternizar a vida de um dos maiores nomes da capoeira angola, do afoxé, da dança afro-brasileira e da luta antirracista, foi lançado, nesta sexta-feira, 29, o videoclipe da música ‘Viva Môa’, no YouTube.

Assista agora:

Môa do Katendê foi assassinado a facadas em 8 de outubro de 2018 por um apoiador do, então candidato, Jair Bolsonaro (sem partido), em Salvador. Compositor, percussionista, artesão, educador, dançarino, incentivador do resgate das origens africanas nos blocos de carnaval da Bahia, ele deixou um legado inegável para a cultura afro-brasileira.

O capoeirista foi reverenciado por grandes nomes da música nacional como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Moraes Moreira e Chico César, assim como da música internacional, como Roger Waters, que prestou tributo a Môa durante seu show no Brasil.

A música ‘Viva Môa’ foi gravada por blocos de carnaval de São Paulo e está no recém-lançado álbum ‘Abrindo os Caminhos pro meu Carnaval’, do Kaya na Gandaia, em conjunto com os blocos Unidos Venceremos e Afoxé Amigos de Katendê. O videoclipe registra imagens e falas íntimas do mestre de capoeira, ao mesmo tempo que intercala a percussão do ijexá e o vocal do Mestre Gafanhoto com versos líricos repletos de sentimento. A direção é de Bruno Ferrari.

Inspirada na trajetória de vida do capoeirista, a letra traça o percurso de Môa do Katendê em sua proposta de manifestação e valorização da cultura afro-brasileira. O candomblé, o ijexá, a capoeira, e o afoxé se harmonizam e se somam ao coro vocal e ao arranjo, voltado à tradição e aos ensinamentos do mestre.

Do Alma Preta.