Caetano Veloso participou, na última semana, do podcast “A Malu tá on”, da jornalista Malu Gaspar, em que conversou sobre seu novo trabalho com forte teor de crítica social e também sobre sua percepção da política brasileira com a chegada das eleições presidenciais de 2022. Caetano considera “empobrecedor” achar que Bolsonaro e Lula se retroalimentam numa chamada polarização e destaca a trajetória do petista, declarando seu voto.

“Lula tá ganhando de lavada nas pesquisas e merecidamente também. Se ficar assim, eu to com Lula, eu votarei Lula”, afirmou o músico baiano. “Eu pessoalmente acho empobrecedor a percepção de que Bolsonaro precisa de Lula e Lula de Bolsonaro”, critica Caetano em relação a chamada contraposição de pólos que se retroalimentariam e não deixam brecha para uma “terceira via”. 

A jornalista lembrou que Caetano já apoiou outros nomes da esquerda em momentos anteriores, mas o músico ressaltou que sua disposição por apoiar Lula num eventual cenário eleitoral se deve aos méritos da trajetória do próprio Lula. “Você falou aí em nomes que eu amo: Ciro, Boulos, Marina. Mas eu amo o Lula também, porque o Lula é uma figura na nossa história que não dá pra desprezar”, destaca.

::: Leia também: A verdade é implacável: Lula é mais apto que Moro para combater corrupção, aponta pesquisa :::

No processo da quarentena, Caetano imergiu na produção de um novo trabalho: um álbum inédito com canções de forte teor crítico. A primeira delas, “Anjos Tronchos”, lançada há menos de um mês, aborda a polarização pobre e a idiotização da sociedade causada pelo boom tecnológico que abriu caminho para o domínio das redes sociais sobre as vidas das pessoas. “Palhaços líderes brotaram macabros”, diz um dos versos da canção.

Ouça aqui: