Foto: Lula Marques

Moro pisou novamente em solo brasileiro vindo de seu abrigo nos Estados Unidos e chega carregado de dívidas com a Justiça brasileira e o Poder Público como um todo. Relembramos aqui os crimes do ex-juiz e ex-ministro do governo Bolsonaro, que ainda precisam ser cobrados pela História.

Entenda os crimes de Sergio Moro:

Prevaricação

Já no governo Bolsonaro, ao pedir pra sair, Moro delatou a interferência política do presidente da República no funcionamento da Polícia Federal, que deveria preservar autonomia. Ao mesmo tempo, ele próprio se acusa: ao não trazer a público e buscar investigar e punir a conduta ilegal de Bolsonaro, o então ministro prevaricou. Somente revelou a denuncia após negociação sem sucesso para se manter no cargo.

Intervenção política do MPF viola o sistema acusatório

Moro viola o sistema acusatório e se torna juiz e acusador ao mesmo tempo, algo não permitido no Direito praticado no Brasil. Ele indica provas a serem usadas e também solicita que o Ministério Público emita notas contra Lula em pleno processo eleitoral.

Manipulação de testemunhas na base da pressão

Uma constante durante os processos da Lava Jato foi a manipulação descarada de testemunhas em favor da perseguição a Lula. Se os depoimentos não serviam aos interesses de Moro, Dallagnol e companhia, o acusado era deixado em banho-maria. Entenda:

Grampos ilegais e divulgação política dos conteúdos

Durante a condução do processo contra Lula na Lava Jato, Moro cometeu crimes. Um deles, o de abuso de autoridade, está expresso numa das maiores agressões que cometeu contra o direito de defesa: a Lava Jato grampeou ilegalmente os advogados de Lula. Este grampo foi utilizado ilegalmente para escutar uma conversa entre Lula e a então presidenta da República, Dilma Rousseff. A conversa foi divulgada omitindo o contexto, de modo político, pelo ex-juiz e ex-ministro de Bolsonaro.

Crime de lesa-pátria

O conjunto dos crimes apresentados se agrava quando imbuídos das atitudes de lesa-pátria, de ataques à nação, dos agentes públicos. Lula é enfático ao comentar sobre o tema:

O mais grave na Lava Jato são alguns funcionários públicos brasileiros com poder de autoridade se submeterem aos interesses estrangeiros, e atuarem, fora da lei nacional inclusive, sem pensar nos danos que iam causar. Funcionários públicos com emprego garantido não se importarem em quebrar empresas destruindo milhões de empregos, em nome de uma luta política que acabou corrompendo o próprio combate à corrupção. No final a Lava Jato fechou acordo com os empresários corruptos, destruiu milhões de empregos de pessoas honestas e levou Bolsonaro ao poder.

(Lula em entrevista nesta quinta-feira, 23, ao jornalista Leonardo Sakamoto.

Documentário apresenta uma síntese dos #CrimesDaLavaJato

Assista ao documentário #CrimesDaLavaJato, conduzido pela cantora, compositora e atriz Doralyce e pelo MC escritor Lucas Alfonso, ambos militantes da defesa do ex-presidente. Lucas tem sua trajetória oriunda dos Slams de RAP e recentemente lançou o livro “A Última Folha do Caderno”, com poesias de sua autoria. Doralyce se destaca na cena musical, tendo composto e performado canções como “Miss Beleza Universal”.

Crimes de prevaricação, corrupção passiva, abuso de autoridade são apontados ao longo de uma linha do tempo que desnuda o ex-juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba Sergio Moro e seu comparsa na ilegalidade, o ex-chefe da Força Tarefa da Lava Jato no Ministério Público Federal (MPF-PR), Deltan Dallagnol. O conjunto dos crimes apresentados se agrava quando imbuídos das atitudes de lesa-pátria, de ataques à nação, dos agentes públicos.

Veja na íntegra: