Nova pesquisa Datafolha escancara mazelas da população brasileira sob o desgoverno de Bolsonaro, em que 67% pararam de comer carne e 41% pão

De acordo com pesquisa DataFolha realizada entre os dias 13 e 15 de setembro, 85% dos brasileiros reduziram algum consumo de algum item alimentício desde o início de 2021. O destaque fica com a carne: 67% dos entrevistados revelaram que diminuíram o consumo.

Além disso, 51% diminuíram o consumo de refrigerante, 46% de leite, queijo e iogurte, e 41% do pão francês, de forma e outras formas de pães.

Outros itens que fazem parte do cotidiano do prato brasileiro, mas que diminuíram presença por conta da alta dos preços foi arroz (34%), feijão (36%) e macarrão (38%).

::: Leia também: Lula representa esperança e não risco à economia, avalia economista :::

A pesquisa também revela que não há grande diferença entre o percentual de pessoas com redução no consumo de itens alimentícios na abertura por idade ou escolaridade, todos ficam na média de 85%.

Entre as famílias com renda de dez salários mínimos, 67% relatam ter cortado algum dos produtos acima citados.

Segundo dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan), o Brasil tem hoje 19 milhões de pessoas em situação de fome. Em 2018 esse número era de 10,3 milhões.

Da Revista Fórum.